Preciso dizer que na ausência também estive presente em pensamento.
Pensando na ausência e quanta presença se faz o ser ausente.
Em dias nublados e chuvosos na Cidade Maravilha, muito se tem discutido sobre os aparatos urbanos, que estão sendo feitos, ora em nome dos grandes eventos mundiais que irão ocorrer e ora pela valorização de espaços urbanos "esquecidos". Há que preço isso têm sido feito?
Bom uma cidade grande sem um plano diretor é uma cidade sem rumo; nenhum grande evento pode servir de plano diretor para cidade, ele tem que caber dentro do plano diretor e não o contrario.
A cidade do Rio tem uma enorme frota de carros, numa cidade onde deveria se andar mais a pé...
Melhorar o transporte coletivo e de massa também seria uma boa opção.
Mas enquanto isso discutem o Maracanã, a demolição de uma via de acesso a uma estação ferroviária (meio da massa) para privilegiar o aumento das vagas de estacionamento de carros, removendo áreas favelizadas com o mesmo proposito, com intuito de embelezar o entorno....
Enquanto isso do outro lado da cidade constroem mais ponte com arcos e estruturas suspensas HORROROSAS sem funcionabilidade a cidade, demolem viadutos e constroem enormes edifícios e ainda farão um pier em Y, onde estão os arquitetos que acham isso bonito e estão valorizando a cidade com essas cafonices ????
Que derrubem os armazéns do porto.
Que repensem a cidade.
Que promovam um projeto de plano diretor de fato pela sociedade e não por arquitetos e pseudos cientista da cidade - quero uma reforma urbana e não urbanística - ja to cansada dela desde da época do pereira passos.
Primeiro constroem, depois veem que fez errado, demolem para depois fazer novamente ... chega .
Chega de metro chines mal feito - os vagões são horriveis tem menos lugar para sentar, são estreitos por dentro, são lentos, batem nas estações ... qual é o problema de fazer um projeto bem feito é que dai se rouba menos?
Ainda não sei ... mas falta interesse.
Dizem por ai que a maioria da população tem pouca inteligência e por isso não busca mudar seus destinos .... Será que é falta de inteligência ou é falta de oportunidade para andarem sobre suas pernas ??? Ainda não sei ao certo - mas sei que com pouca ou muita inteligencia o jeitinho brasileiro tem levado a todos nos ao fracasso coletivo e por fim a pouco mobilidade social e politica - até porque fazer politica não é só coisa dos políticos - todos nós somos políticos pois discutimos os nossos interesses dentro dos nosso meios em busca ou do interesse individual ou comum de grupo social (FAMÍLIA)... mas também acho que essa instituição social anda em vias de extinção então o lema geral é: a farinha é pouca, meu angu primeiro. Então pensar numa cidade esta cada vez mais dificil, pois esta virando um campo de batalha dos egos individuais .. do carro, da garagem, da sala comercial, da loja do shopping, do ar condicionado, da sombra, da especulação imobiliaria, do acesso aos meios - escola e hospital - ( quanto mais barato é o serviço de demanda social pior ele fica para todos, tanto quem pode pagar manda seus filhos as escolas religiosas e pagam generosos planos de saúde ou consultas com médicos), de acesso a praia e ao lazer.
Vivemos uma miséria, muito maior que a falta de dinheiro e de carácter, é a de educação básica simples, a falta de conhecimento e falta de "inteligência" para buscar meios de melhorar ... ou por descaso do Estado ou por descaso social.
Um comentário:
Com relação ao Porto, eu pensaria em aumentar o calado e otimizar o tempo para diminuir a fila que chega a 1 mês e meio para embarque.
No tocante a saber andar sozinho, é um problema cultural. Nossa cultura provinciana nos prendeu tal qual prende o elefante adulto com um barbante em um espeto. Beijos e belo texto.
Postar um comentário