quarta-feira, 23 de maio de 2012

E o final do verão



A gora os entardecer é mais cedo, os dias já estão mais curtos, as noites mais frias e sentimos saudade dos dias longos do verão.
Sim o outono esta terminando e inverno dando suas caras.
Logo as manhãs também serão mais frias.


quinta-feira, 17 de maio de 2012

O que se entende por educação em sala de aula?

As vezes tenho a estupida sensação que nada que se ensina em sala serve de vias de fato para o aluno, mas sim aos pais dos mesmos. Pois cada lição que é dada questionam para que e porque estão ensinando aquilo.
E eu mesma pergunto pra que isso?
Sim falta de laboratórios, sinto falta de poder ensinar ao ar livre sem as rédias da sala de aula, seria muito mais interessante se pudéssemos explorar o meio e entender que a Ciência está em tudo e nem precisa de técnicas tão rebuscadas para entendermos estas complexidades.

Será que uma dia a escola de fato acaba?
meu desejo era que se cria-se um novo espaço de ensino e aprendizagem além deste modelo de escola que temos. Mas ainda é utopia.

OBs.: Talvez não seja tão utópico assim, soube tempos mais tarde que existe um outro modelo de escola, que ainda é pequeno para se mostrar como modelo para muitos. Espero que o programa Lumiar continue dando certo e sirva de exemplo para novas práticas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Encontrando tempo

Nesta busca incansável que tenho para ter tempo para tudo, acho que de alguma forma tenho tentando me organizar para fazer tudo da melhor forma possível.
Mas qual possível?
Ainda não estou dando conta de tudo como gostaria.
As crises de enxaqueca ainda não acabaram, mas ainda ocorrem com regularidade. Talvez quando elas acabarem terei mais tempo, pois ganharei alguns dias a mais no mês, e por fim, mais tempo para mim.
Quero dias amenos, dias amais, dias solares, dias solícitos e altamente incríveis.

Nada de novo se não as velhas mesmas novidades de sempre....

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Com ausência de tempo

No ultimo mês, só fiz uma publicação.
Fato que ainda estou me acostumando com a nova interface do blogger e seus links, mas o tempo ficou muito escaço. Muitas coisas aconteceram quase de uma vez - como sempre digo o oito ou oitenta - nada vem aos poucos, de forma homeopática para irmos nos acostumando.

Dar aula é uma aventura.
Pensar ciência é um dever.

Gosto dos dois, cada qual a sua medida, forma e quantidade. Ainda não faço do ensino, espaço para pesquisa, mas que o campo sempre me agradou, também fato.

Provável que com o tempo mude de opinião e logo pereça todos os prazeres iniciais e fique só o ranço do trabalho feito por obrigação. Triste que não só eu desanime mas os alunos já vem desanimados, desestimulados e pulverizados por informações já consumida e regurgitadas pelos grandes meios de comunicação; e observam a sala e o quadro como algo fora de sua necessidade ou que não reitera os seus interesses de consumo imediato de informação sem instrumentação técnica. 

Ranço. O professor já entra em sala com o ranço de achar que domina o conhecimento ou que de fato ira ensina algo para aqueles que já sabem, muito de quase nada. Os alunos são especialistas em desenhos animados, em seriados, novelas, filmes clichê, esportes, artistas de novela, Facebook, Twitter, orkut e outros genéricos de massa; no qual só tem valor momentâneo e daqui a alguns meses já terá sido esquecido e deletado. 

Talvez esta nova sociedade não conseguira produzir grandes engenheiros ou técnicos nas áreas tecnológicas, talvez produzira poucos cientistas de fato humanos e mais uns caraminguás nas áreas biológicas. Sendo fadados a continuar nos servindo dos antigos profissionais, pois os novos não serão capazes da renovação cientifica. 

Uma visão cruel, para um realidade tão próxima.

Os professores deixaram de existir.... e o ensino será todo a distancia com uso de robôs caseiros, com multimídia online, em tempo real e da forma que o aprendiz quiser, num toque na tela de pront do robô. Assim o ensino seria massivo, único a todos, porém exclusivo para cada individuo; estudando apenas aquilo que realmente lhe agrada, sem se preocupara naquele instante que todos são importantes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...