quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Guerra urbana ou guerra civil?

O Rio de Janeiro virou palco da guerra
ou guerrilha?
Ou será de terrorismo?
Acho que é tudo junto!
O fato que a corrupção é o principal veiculo desta guerra de terror.
Não é o capitalismo liberal, nem a liberdade de consumo
Mas a ganancia e a corrupção. Caveira capitão!!!
Coloca o exercito e as armas de guerra na ruas e faça o estado de sitio.
Medo?
Panico?
Terror????
Liberdade é o sonho.
enquanto isso na enfermaria todos os doentes estão cantando sucesso populares

sábado, 20 de novembro de 2010

Boletim 3 - Novamente anônimos.

Para que serve o anonimato?
Vc sabe ?
Eu não sei bem direito pra que serve. Sei que serve pra proteger vitimas, como também serve pra proteger testemunhas, também serve para fazer denuncias aos orgãos públicos sobre erros cometidos.

Não sou expert no assunto e neste momento também não pretendo.

A partir de hoje os anônimos estão calados.
Só poderão comentar os que tem uma conta google, o que é algo bem simples.
O espaço é democrático mas nem tanto meu bem.
Criticas existem em todos os lugares, são importantes quando valorizam a informação mesmo que a critica seja dura porém relevante ao tema proposto na postagem ou recorrente a este  blog, fora isso desculpa, a critica é vazia e sem fundamento.
Como criticar um técnico sem saber fazer o trabalho dele?
É o que muitos fazem. Criticas são aceitas desde que tenha alguma relevância direta com o tema.
A postagem que falo sobre o um corte na história, tem haver com status social, com as relações de poder entre homens e mulheres na nossa sociedade ocidental contempôranea e não sobre um partido politico ou se este partido sabe ou não sabe governar o país e ainda no texto deixei claro a dúvida que a mesma talvez só fosse importante  pela diferença politica por ser MULHER. Acho que falta leitura para as criticas, falta conhecimento tatico e técnico para fazer uma critica.
Falem mas com segurança e não com raiva. Pesem o que escrevem pois eu peso muito antes de redigir alguma linha aqui.
Peço desculpas aos que se sentem ofendidos com a medida, porem tenho direito de me defender de quem não tem rosto nem nome, como todos os cidadãos tem direito a defesa mesmo quando cometem um erro.....

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Lugar Comum

Autor :João Donato

Beira do mar, lugar comum
Começo do caminhar
Pra beira de outro lugar
Beira do mar, todo mar é um
Começo do caminhar
Pra dentro do fundo azul
A água bateu, o vento soprou
O fogo do sol,
O sal do senhor
Tudo isso vem, tudo isso vai
Pro mesmo lugar
De onde tudo sai

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação pra quem?

Novamente o ENEM deixou a desejar a muitos.
A prova que nasceu com objectivo de avaliar o educação do nível médio, hoje esta sendo aplicada para que os alunos ingressem nas universidades.
A ideia é boa, seus objetivos nem tanto...
Se por um lado se discutem a validade do ENEM de outro lado deveriam se discutir a quem ele feito. E nem adianta vir me dizer que são para os milhares de alunos - pois não é.
O ENEM foi pensado e continua sendo usado pra isso pra qualificar instituições de ensino e medir a uma suposta qualidade dos mesmo através das notas dos alunos.
As universidades querem os melhores alunos, para termos os melhores cientistas.... para que possamos produzir mais ciência e tecnologia ..... Num crescimento em espiral de conhecimento e produção.
Pra que tantos números? Se de nada eles adiantam quando descobrimos os sentimentos....
Ok !  números são importantes, são fonte de informação. Mas pra quem esses números servem, as escolas públicas, as privadas, as religiosas????
Se de um lado ainda discutem isso .. de outro lado no congresso querem que as escolas tenham mais disciplinas. Ao ponto de trazerem de volta já ano que vem a disciplina de música - que acho muito bom - desde que tenha professores preparados e que os alunos sejam estimulados com a musica a estudar matemática e português. Pois lembro das minhas remotas aulas de musica na escola fundamental, passei três anos estudando historia da musica mundial .... só um ano tive aula de teoria musical - não tinhamos acesso a nenhum instrumento - nem flauta doce- imagina ..... mas eu gostava de estudar isso tudo pena que pouco disso se restou na minha memoria.
Transformar educação ambiental em disciplina obrigatória  é o óh!
Se o ensino fosse mais interdisciplinar, tive mais aulas com com vies interdisciplinar o ensino e a educação e os alunos iriam ganhar mais que o bendito ensino de gaveta.
Cristóvão Buarque disse ontem ao jornal Hoje que a escola esta muito chata. Tenho que concordar a escola hj não agregar mais ninguém nem alunos nem professores e nem comunidade.
A educação escolar hoje tem causado mais desagregação do que tem multiplicado saberes.
Acho realmente que todos deveriam ler mais Paulo Freire e rever o papel da educação na sociedade de hoje, pois incumbir a ESCOLA como o único meio de educação isso é uma bola furada no meio da copa do mundo... Mas é isso q fizeram da escola ..
é isso que queremos de educação, pra quem e pra onde?
Dai volto ao ENEM, como usar ele como método interdisciplinar se a educação esta focada na escola e esta ainda ensina com método de gavetas com projetos de ensinos transversais?
Se os cientistas das universidades querem os melhores alunos acho que deveriam olhar pra base com mais carinho e cuidado. Pois tudo que a universidade produz volta pra base da alguma forma ....
è isso.
Leia   mais  sobre  o  tema   num  poste  anterior  aqui

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Transporte urbano Carioca versus mobilização social.

Depois de muito ausente desta questão de transporte volto a catucar as ideias soltas por ai...

Esta semana, exatamente dia 6 deste mês, entrou em vigor na cidade maravilhosa as novas cores dos onibus municipais e também a nova tarifa e também a possibilidade da TARIFA ÚNICA para dois onibus.
Tudo pode parecer muito bonito e pratico.
Porém a população da cidade que anda de onibus não foi consultada - só o prefeito !
Bem o prefeito escolheu as cores dos onibus mas não anda de onibus e nem precisa....
Então colocar todos os onibus quase todos BRANCOS  ficou otimos para os analfabetos, os miupes e os daltónicos estão bem servidos nesta cidade de CEGOS.

O projeto ficou bonitinho para os não usuários do   transporte  coletivo   urbano   municipal.
A população reclamou nas ruas, mas isso não vai adiantar muito.
O preço da passagem que já era a mais cara do Brasil ficou ainda mais. O negocio é o pobre andar a pé ou continuar pegando o transporte coletivo urbano IRREGULAR, que também não ajuda muito a solucionar esta pequena grande confusão.
Os onibus da zona norte tem um detalhe em verde - então todos os onibus que vão para a zona norte terão detalhes em VERDE. Só um detalhe na lateral e outro na frente, que se vc  estiver LONGE do onibus não conseguirá distinguir o verde do azul ou outra cor qualquer a noite .
As empresas de onibus perderam sua identidade de marca e linhas de concessão....
Vcs vão me dizer mas na Inglaterra todos os onibus são vermelhos... lá tem uma única empresa de onibus e tudo anda com horário certinho... as coisas funcionam .... aqui é tudo a Deus dará.. e não será esta mudança de cor que fará que o transporte urbano coletivo rodoviário funcionara ´perfeitamente aumentando cada dia mais a frota de carro movidos a gasolina e álcool que ajudam a poluir cada dia mais nossa cidade e nos continuamos aqui aplaudindo isso tudo como se fosse a sétima maravilha do mundo
Se fosse na França estaríamos todos na rua fazendo barricas e passeatas ... mas somos um povo pacificado ... brigar pra que ?   Pago mais para continuar na mesma porcaria de sempre .....
Quem ganha?
Estou sendo chata!
mas estou sendo na esperança de que a massa se mobilize, se neste momento não tivesse envolvida com algo muito serio, acho q daria um jeito de fazer uma mobilização em frente a Prefeitura ....
Mas quem garante q isso da certo?
Então entraremos com pedido ao ministério publico - aumento duas vezes da passagem de onibus em um ano - eu não tive aumento salario duas vezes .. o beneficio é só pra quem tem cartão .. a dinheiro pra que? .. querem acabar com o papel do trocador ... mas não treinam melhor os motoristas......
Já estou escrevendo demais.
 E assim a cidade continua maravilhosa para os que tem carro ....

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um novo momento na história.

Acabou o periodo eleitoral.
Acabamos de ganhar uma Mulher como presidenta do país continental.
Será que estaremos preparados para isso?
Num país machista, onde a mulher é vista como submissa, feita para viver nas regras da familia patriarcal, será que consiguiremos transpor as nossas barreiras sociais assim?
Acredito que seja este mais um passo paras mulheres, num todo, para as casas sem pai e sem marido, para mulheres lideres da familia, gerentes de suas casas gerentes de seus distinos...
Talvez ela não dure muito mas seu legado como a primeira mulher na liderança desta nação este já é dela.
A discussão aqui é o papel da mulher na politica, nas lideranças, nas convicções comerciais e gerenciais de todos os santos lares.
A propria visão da casa matriarcal....
Outro dia falei do prazo que a mulher tem para gerar filhos e lares - prazo definido pelas leis biologicas dos seres humanos, que hoje vivemos em voga em sobre por com as novas praticas da medicina em fertilização e tecnicas avanças para que mais mulheres apos sua idade reprodutiva  possa ter seus filhos, gerando uma geração de mães "avós", criando uma nova espectativa de vida e de conhecimento para todos.
Se hoje a mulher é a nova gerente das relações economicas e sociais (isso ela sempre foi), qual será o novo papel do homem politico nesta nova sociedade?

Entramos de vez numa nova mudança que pode vir afetar os status sociais de nossa sociedade, cabera percebemos os caminhos tomados e tentar descreve-los e dimensiona-los.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...