quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Educação, cultura e analfabetismo

“Você precisa de alguém que lhe de segurança,
Se não você dança!”- Humberto Gessinger
Educação, cultura e analfabetismo.

No inicio deste mês, o governo anunciou o furto da prova do ENEM e anunciou a necessidade da alteração da data da prova, que mexeu com a vida de inúmeros alunos. Há alguns meses atrás a gripe suína, que veio do México por falta de cuidados técnicos com produtos industrializados, fez que paralisassem por mais três semanas a volta das férias escolares; nesse inteiro os alunos do terceiro ano de muitas escolas públicas reivindicaram a alteração da data do ENEM, coisa que não era possível naquele momento.
Agora alteraram a data do PROVÂO Federal e muitas universidades no Brasil inteiro já anunciaram que não vão usar mais esta prova como método de avaliação.
O roubo da prova lesou o cofre público, o tempo dos estudantes, a confiança das universidades e  tentou enriqueceu dois ou três idiotas, que achavam que iriam ganhar muito dinheiro vendendo para um jornal. Quem garante que não foi o próprio jornal que não comprou os carinhas pra vender o roubo?
E o ensino no Brasil, vai pra onde ? Só na ordem do “jeitinho”.
Isso é motivo de orgulho?

“Enquanto isso na Enfermaria todos os doentes estão cantando sucessos populares...” – Legião Urbana

Enquanto isso nas escolas ainda se ensina antigas lições de Ivo viu a Uva e Eva viu o Ivo, mas não ensinam as novas tecnologias de informação.
Logo, após as férias prolongadas, os professores do Estado do Rio de Janeiro entraram em greve, exigindo o direito a uma qualidade de ir e vir ao seu local de trabalho com seu reconhecimento garantido como EDUCADOR. Mas o Governo achou que fez o certo incorporando alguns benefícios ao salário, benéficos esses que já são pagos, não incluindo o direito dos professores de 40 horas a ter o direito ao vale transporte e alimentação....

“É assim que caminha humanidade com passos de formiga e sem vontade...” Lulu Santos

Os alunos reclamaram porque mais uma greve, porque mais uma paralização, as provas do ENEM e dos vestibulares estão cada vez mais próxima de ocorrer. Como aprender todo o conteúdo até a data das avaliações?
O ensino básico passou este ano por algumas avaliações a nível federal, que ajudou algumas escolas a receber recursos para serem investido na melhoria na qualidade de ensino ou na qualidade do espaço de ensino...
Os professores não têm o seu trabalho bem reconhecido, os alunos esperam algo que não existe que é o ensino por osmose instantânea, que não precisam nem da sala de aula e nem dos professores. Só da merenda e do recreio.
Ta estou sendo injusta, também há alunos que buscam o conhecimento, estudam e chegam as universidade, mas porem ainda são estes 1 a 2 % dos alunos que ingressam nas instituições de ensino superior todos os anos.
E os muitos que não chegam?
A maioria nem chega concluir nem o ensino fundamental, param na sexta ou sétima serie, ou quando não antes. Motivos para pararem de estudar? Muitos, que vão do trabalho, passando pelo trafico, pela desconfiança de achar que não conseguem estudar, assim como as dificuldades de chegar ao lugar de ensino, ter acesso a caderno, lápis e roupa para ir a escola.
Enquanto o governo anuncia a mudança do ENEM, as universidades o descarte dele como parte do vestibular, o IPEA* anuncia que o número de analfabetos diminui, porém num ritmo muito menor que nos últimos três anos, concluindo que será necessário muito mais de 20 anos para erradicar este problema da nossa sociedade.
O que isso significa?
Enquanto nos voltamos para uma minoria que pode ter acesso ao ensino superior, continuamos desprezando os cuidados necessários para que TODOS tenham acesso ao ensino fundamental, não importando sua idade cor ou credo, valorizando o papel do professor que atravessa todos os caminhos necessários – hoje obrigados a ter um ensino superior para dar aula tanto para aqueles que almejam saber ler e escrever e tentar fazer uma nova leitura de mundo quanto para aqueles que de alguma forma também não vêem no ensino futuro diferente desses que eles mesmos estão traçando.
É isso que desejamos de ensino, cultura e educação para todos?
Acho que ainda falta muito para que todos realmente tenham direito ao acesso a cultura, educação e ensino de qualidade.

* Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente nós vivemos no país do cambalacho...

Felipe

Anônimo disse...

Amiga, tá se superando.... texto ótimo! O mais importante neste país é mostrar estatísticas sobre a erradicação do analfabetismo, mas as crianças não sabem interpretar texto e escrevem mal! Não seria um contra-senso? É triste a educação neste país!
Bjs,
Priscila.
PS: coloquei perfil 'anônimo, pois nem sabia postar comentário aqui... hahahaha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...