quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Educação pra quem?

Novamente o ENEM deixou a desejar a muitos.
A prova que nasceu com objectivo de avaliar o educação do nível médio, hoje esta sendo aplicada para que os alunos ingressem nas universidades.
A ideia é boa, seus objetivos nem tanto...
Se por um lado se discutem a validade do ENEM de outro lado deveriam se discutir a quem ele feito. E nem adianta vir me dizer que são para os milhares de alunos - pois não é.
O ENEM foi pensado e continua sendo usado pra isso pra qualificar instituições de ensino e medir a uma suposta qualidade dos mesmo através das notas dos alunos.
As universidades querem os melhores alunos, para termos os melhores cientistas.... para que possamos produzir mais ciência e tecnologia ..... Num crescimento em espiral de conhecimento e produção.
Pra que tantos números? Se de nada eles adiantam quando descobrimos os sentimentos....
Ok !  números são importantes, são fonte de informação. Mas pra quem esses números servem, as escolas públicas, as privadas, as religiosas????
Se de um lado ainda discutem isso .. de outro lado no congresso querem que as escolas tenham mais disciplinas. Ao ponto de trazerem de volta já ano que vem a disciplina de música - que acho muito bom - desde que tenha professores preparados e que os alunos sejam estimulados com a musica a estudar matemática e português. Pois lembro das minhas remotas aulas de musica na escola fundamental, passei três anos estudando historia da musica mundial .... só um ano tive aula de teoria musical - não tinhamos acesso a nenhum instrumento - nem flauta doce- imagina ..... mas eu gostava de estudar isso tudo pena que pouco disso se restou na minha memoria.
Transformar educação ambiental em disciplina obrigatória  é o óh!
Se o ensino fosse mais interdisciplinar, tive mais aulas com com vies interdisciplinar o ensino e a educação e os alunos iriam ganhar mais que o bendito ensino de gaveta.
Cristóvão Buarque disse ontem ao jornal Hoje que a escola esta muito chata. Tenho que concordar a escola hj não agregar mais ninguém nem alunos nem professores e nem comunidade.
A educação escolar hoje tem causado mais desagregação do que tem multiplicado saberes.
Acho realmente que todos deveriam ler mais Paulo Freire e rever o papel da educação na sociedade de hoje, pois incumbir a ESCOLA como o único meio de educação isso é uma bola furada no meio da copa do mundo... Mas é isso q fizeram da escola ..
é isso que queremos de educação, pra quem e pra onde?
Dai volto ao ENEM, como usar ele como método interdisciplinar se a educação esta focada na escola e esta ainda ensina com método de gavetas com projetos de ensinos transversais?
Se os cientistas das universidades querem os melhores alunos acho que deveriam olhar pra base com mais carinho e cuidado. Pois tudo que a universidade produz volta pra base da alguma forma ....
è isso.
Leia   mais  sobre  o  tema   num  poste  anterior  aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...