sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CENSO IBGE 2010 - Pouca percepção da sua função

Neste ultimos dois meses trabalhei no CENSO 2010 e a pergunta que mais ouvi da população entrevistada foi: pra que serve o CENSO? oque é o Censo? Tenho que responder?
Então quando se perguntava a renda do individuo- mas ate isso, o governo já sabe - resposta comum em sua maioria. Fora o enorme numero de pessoas que simplesmente se recusavam a responder o CENSO- que terão que pagar um pequena quantia de 10 salarios mininos por este entrave.
Bem se a multa sera valida sera outros quinhetos.... Pois neste Brasil Varonil onde a impunidade é para os que tem maior fatia do bolo e uma classe media alta que acredita que a lei foi feita pra ela mas que ela não precisa cumprir a lei, será muito dificil a viabilidade desta cobrança de multa.

Contudo as pessoas devem receber o recenseador com respeito - pois ele esta trabalhando - como a maioria da população, tem como verificar se o mesmo é um recenseado atraves do seu numero de matricula que consta no seu cracha. Todos devem estar uniformizados, com PDA em mãos e crachá visivel.

Ser recenseado significa que voce foi contada no numero oficiais de habitantes do Brasil e que poderemos saber quantos são por idade, cor, rendimento, moradia, saneamento, luz e escolaridade basica.

Pode até aparecer estranho isso, mas quantos são os brasileiros que tem água encanada em casa? Quantos tem luz eletrica, fornecida por uma empresa prestadora de serviços? Qauntos são com casa propria e quantos não tem moradia propria? Quantos são os letrados?

O censo tenta de forma simples responder estas perguntas. Sua finalidade por seguinte é fazer que o proprio governo e orgão publicos em geral VEJAM onde estão os problemas reais do BRASIL.

Suas soluções por mais simples que sejam dependera inicialmente da informação do CENSO, mais a consciencia da população para se organizar e pedir soluções e que o governo a faça o mais rápido possivel.

É simples achar que o GOVERNO sabe tudo de todo mundo atraves de identidade e CPF, se fosse assim não existiria tanto documento falso e gente se passando por outra a torta e a direita.

O CENSO não pergunta sua identidade e muito menos seu CPF, no maximo seu nome. Porém o CENSO não conta quanta Marias e nem quantos Josés existem no Brasil.

Não compreendo a ignorancia de boa parte dos que negam a responder o CENSO, as pessoas que ja tem acesso a todos os recursos questionam sua funcionabilidade e sua necessidade, porem os que não tem acesso simplesmente não entendem nem porque de ser recenseado. Os dois lados se encontram nos grandes centros urbanos e utilizam as principais vias publicas das cidades e muitas vezes usam os principais instrumentos publicos como escolas, hospitais, ruas, avenidas, viadutos, cais de porto, foruns, quarteis, aeroportos e etc. Pior é que passamos por eles e simplesmente esquecemos que estes instrumentos só existem em determinado lugar por sua necessidade exercida pelo NUMERO de pessoas que ali vivem.

Ficou claro?

O CENSO acaba esté mês na maior parte do Brasil, espero que se voce ainda não respondeu procure o IBGE e responda. Suas informações são importantes para sabermos quem somos e para onde queremos progredir.

AMOR, ORDEM e PROGRESSO.

Segue abaixo o texto do proprio IBGE sobre as noticias do Censo certificando muito do que relatei até aqui.


Entrevistas prosseguem até 31 de outubro

Desde 1º de agosto, cerca de 191 mil recenseadores estão fazendo a coleta de informações para este que é o 12º Censo Demográfico do Brasil e o primeiro totalmente informatizado. Até 31 de outubro, eles visitarão todos os domicílios, nos 5.565 municípios brasileiros, para que o IBGE possa revelar um novo retrato do país, através de um conjunto de informações demográficas, socioeconômicas e habitacionais.
Os recenseadores podem ser identificados por meio de seu uniforme (colete e boné do Censo 2010, veja imagens abaixo), pelo documento de identidade (com nome e foto), que estará visível no bolso do colete e pelo aparelho de coleta de dados (PDA). A identidade de todos eles pode ser conferida através de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, entre 8h e 22h, e pelo site do Censo 2010, acessível no portal do IBGE, através do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php
Cada recenseador pode organizar seu horário de trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador que possa prestar as informações sobre todos os moradores de todos os domicílios que lhe foram designados. Caso ele não consiga encontrar alguém durante o horário comercial, pode fazer visitas no horário noturno ou durante finais de semana e até feriados.
População, a maior beneficiada pelo Censo
O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.
Daí vem a importância de a população responder ao Censo: é através dele que a sociedade poderá calcular quantas escolas, hospitais e outros equipamentos públicos são necessários em cada localidade, bem como que obras de infra-estrutura são necessárias. Também com os dados do Censo, a iniciativa privada poderá planejar seus investimentos, como a seleção de locais para a instalação de fábricas, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes etc.

E agora você quer ficar de fora ? Então vá mora no estrangeiro.

Perguntas e respostas sobre o CENSO 2010 nos comentarios - basta acessar!

As informações coletadas durante o CENSO Demografico 2010 devem estar com seus dados disponiveis no site do IBGE entre março e junho, referente aos dados coletados, não o número de habitantes.
Ainda havera um trabalho de organizar e categorizar os todos os dados coletados.
Mas porque isso leva tanto tempo, já que foi feito tudo coletado num palm?
As  perguntas foram feitas aos HABITANTES de Uma RESIDENCIA, agora é hora de organizar estas informações conforme esta perguntas, fazer percentuais e calcular os questionarios amostra. Mesmo com o palm isso não se faz sozinho.
Imovel fechado durante o CENSO não há percentual de contagem de habitantes!!!!!! Não se inventa gente.
Pessoas que mentiram durante o CENSO para não responder ao recenceado, alegando que não residiam naquela residencia ou qualquer coisa do tipo, NÂO FORAM CONTADAS!
É uma falacia achar que o Governo sabe tudo - em todos os grandes paises se fazem CENSO, mas acho realmente que a maioria da população ainda esta muito 'desligada' da importancia desta contagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você está fazendo o censo em que bairro? A dificuldade de entrar nas casas, pela não aceitação da figura do recenseador, ocorre em todas as classes? Você acha que é o medo de ser assaltado, de o crachá ser falso? Ignorância? Tem situações que o recenseador é humilhado? Neste caso como deve ser o procedimento, envia-se um superior nesta mesma residência? Chama-se a polícia? Gostaria que você desse mais detalhes sobre o dia-dia do recenseador, pois realmente é bastante curioso a postura do povo em geral em relação ao censo.

Zerfas disse...

Olá Anonimo!
Sim a não aceitação do recenseador passa por todas as classes, não importa se é numa "cabeça de porco" ou num condominio de classe media alta ou numa rua fechada.
Acredito que o medo do desconhecido ou da violencia armada em geral faz que muitas pessoas tenham medo do recenseador, mas não acho q isso seja o principal motivo de não quererem ser recenseados.
Ocorre muitas vezes q o recenseador é HUMILHADO, com palavrões e xingamento, mentirar para impedir o trabalho do mesmo e outras coisas mais.. inclusive pessoas que ameçam o recenseador de morte ou coisas do nivel se ele insisti em tocar novamente na casa do individuo que não quer recebe-lo.
Normalmente envia-se sim um supervisor, mas pode ocorrer de precisar de força policial.
O trabalho do recenseador é simples, porém exige que fidelidade das informações dos dois lados e sigilo sobre as mesma da mesma forma.
o Censo acaba esta semana e muitas pessoas ficaram sem ser recenseadas. A ignoranciaé parte culpada, mas também o proprio IBGE que por mais q informe ainda é um tipo de informação dificil para muitos compreenderem.
eu tive aproximadamente 15 recusas no meu setor censitario que cobria 2 quadras inteiras do meu bairro. Tive tb 18 imoveis fechados q não encontrava morador, deixei recado com telefone meu e do posto e do IBGE mais meu numero de identificação e não obtive reposta dos moradores. Se todos tivessem agendado comigo teria ficado mais facil o trabalho para os dois lados.
As pessoas depois virão tabelas e numeros mas não terão ideia da dimensão do trabalho que se dâ pra que esses dados sejam apresentados....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...