Uma questão de cidadania e consciência sobre transporte urbano, via a linha 691.
obs.: o horário do ônibus se encontra no fim da página.
Não é um simples ônibus urbano, que leva e trás gente de um lugar ao outro da cidade. Ele tem caracteristicas iguais aos muitos onibus da cidade do Rio de Janeiro, tal como ter poucos carros na linha, sempre em horários de rash estarem muito lotados; a tal ponto que ninguém consegue se mexer dentro deles.
Contudo, é uma linha que tem história pra contar. Ela surgiu junto com a abertura da linha amarela, mas como no início da via expressa não podia circular ônibus urbanos, o circuito desta linha era a pela Grajaú-Jacarépagua. A responsável na epóca pela manutenção dos carros na linha era a empresa Transurb. O tempo passou e logo a Linha Amarela se tornou acessível aos transporte público, possibilitando a mudança do trajeto original da linha. Tão logo o trajeto que ia pela Grajaú-Jacarepagua foi sendo extinto de vez. Dentro deste contesto, surgiu uma divisão da linha 691, a via Comum que vai pela Freguesia, passa na Merck, pega Cidade de Deus e por fim volta a linha Amarela e o Expresso que vai direto pela linha Amarela até a Cidade de Deus onde volta a parar.
Esta linha, já não basta ter dois intinerarios distintos, não ter um horário correto pra saída dos ônibus, ela ainda conta ser operada por duas empresas de transporte a TRANSURB e a REDENTOR. Isso acaba causando uma briga empresarial entre a quantidade de passageiro que cada uma carrega, qual é mais rápida, qual anda mais "vazia", e por fim fazendo o seus clientes - os passageiros infelizes - de sempre contar com a sorte de ter bons fiscais e a sorte dos motoristas terem muito bom senso ....
A verdade que de noite eles colocam ainda menos ônibus expressos em circulação, com um intervalo maior que no horário da manhã ... o que complica ainda mais o animo e a disposição das pessoas que precisam deste transporte público urbano.
Infelizmente essa realidade não é só do 691 Expresso mas de outras linhas de transporte urbano terrestre.
Existem outras linhas na cidade que também sofrem por terem mais de um intinerário e as empresas que ficam sob a guarda da linha não mantêm um horario correto destas chamadas linhas extras circularem, fazendo que muitas vezes o passageiro pegue o tal por engano ou fique muitas horas a espera do mesmo. É fato ciente que a rede de transporte público urbano carioca precisa de uma "repaginada", que se faça novas licitações e surjam novas empresas de ônibus, novas linhas ou que a prefeitura planeje e execute um novo plano de transporte urbano para o Rio, com até novos meios de transporte.
Quem sabe um dia a cidade do Rio de Janeiro volte a ser movida a bonde eletrico e a toda circunscrita por metro de subsolo. E a Barra da Tijuca volte a ser uma área de reserva Florestal...
Mas isso é puro Delírio!!
As autoridades do transporte da cidade ganham muito dinheiro encima do caos urbano;
E nós continuamos achar tudo muito Lindo !
E assim continua Maravilhosa!
Atendendo a necessidade das buscas sobre os horários do 691 expresso:
Pela manhã: a partir das 5:20 até 8:45,saindo do ponto final no intervalo de 10 a 15 mim entre um carro e outro. Saindo do Meier, não há inverso.
De noite saindo do Terminal Alvorada a partir das 17:00 até 22:20, contudo o intervalo entre 17 e 21 horas o intervalo de saída dos onibus são de 15 a 25 minutos. Depois das 21hs o intervalo passa para de 30 a 40 mim. Também neste horario não tem do Meier para Barra.
Obs.; pode ter havido algumas alterações nestes horários e intinerario, até porque não estou mais trabalhando na Barra.