quinta-feira, 1 de novembro de 2007

691 Expresso - Meier -Alvorada


Uma questão de cidadania e consciência sobre transporte urbano, via a linha 691.

obs.: o horário do ônibus se encontra no fim da página.
Não é um simples ônibus urbano, que leva e trás gente de um lugar ao outro da cidade. Ele tem caracteristicas iguais aos muitos onibus da cidade do Rio de Janeiro, tal como ter poucos carros na linha, sempre em horários de rash estarem muito lotados; a tal ponto que ninguém consegue se mexer dentro deles.

Contudo, é uma linha que tem história pra contar. Ela surgiu junto com a abertura da linha amarela, mas como no início da via expressa não podia circular ônibus urbanos, o circuito desta linha era a pela Grajaú-Jacarépagua. A responsável  na epóca pela manutenção dos carros na linha era a empresa Transurb. O tempo passou e logo a Linha Amarela se tornou acessível aos transporte público, possibilitando a mudança do trajeto original da linha. Tão logo o trajeto que ia pela Grajaú-Jacarepagua foi sendo extinto de vez.  Dentro deste contesto, surgiu uma divisão da linha 691, a via Comum que vai pela Freguesia, passa na Merck, pega Cidade de Deus e por fim volta a linha Amarela e o Expresso que vai direto pela linha Amarela até a Cidade de Deus onde volta a parar.

Esta linha, já não basta ter dois intinerarios distintos, não ter um horário correto pra saída dos ônibus, ela ainda conta ser operada por duas empresas de transporte a TRANSURB e a REDENTOR. Isso acaba causando uma briga empresarial entre a quantidade de passageiro que cada uma carrega, qual é mais rápida, qual anda mais "vazia", e por fim fazendo o seus clientes - os passageiros infelizes - de sempre contar com a sorte de ter bons fiscais e a sorte dos motoristas terem muito bom senso ....

A verdade que de noite eles colocam ainda menos ônibus expressos  em circulação, com um intervalo maior que no horário da manhã ... o que complica ainda mais o animo e a disposição das pessoas que precisam deste transporte público urbano.

Infelizmente essa realidade não é só do 691 Expresso mas de outras linhas de transporte urbano terrestre.
Existem outras linhas na cidade que também sofrem por terem mais de um intinerário e as empresas que ficam sob a guarda da linha não mantêm um horario correto destas chamadas linhas extras circularem, fazendo que muitas vezes o passageiro pegue o tal por engano ou fique muitas horas a espera do mesmo. É fato ciente que a rede de transporte público urbano carioca precisa de uma "repaginada", que se faça novas licitações e surjam novas empresas de ônibus, novas linhas ou que a prefeitura planeje e execute um novo plano de transporte urbano para o Rio, com até novos meios de transporte.
Quem sabe um dia a cidade do Rio de Janeiro volte a ser movida a bonde eletrico e a toda circunscrita por metro de subsolo. E a Barra da Tijuca volte a ser uma área de reserva Florestal...

Mas isso é puro Delírio!!
As autoridades do transporte da cidade ganham muito dinheiro encima do caos urbano;
E nós continuamos achar tudo muito Lindo !
E assim continua Maravilhosa!

Atendendo a necessidade das buscas sobre os horários do 691 expresso:
Pela manhã: a partir das 5:20 até 8:45,saindo do ponto final no intervalo de 10 a 15 mim entre um carro e outro. Saindo do Meier, não há inverso.
De noite saindo do Terminal Alvorada a partir das 17:00 até 22:20, contudo o intervalo entre 17 e 21 horas o intervalo de saída dos onibus são de 15 a 25 minutos. Depois das 21hs o intervalo passa para de 30 a 40 mim. Também neste horario não tem do Meier para Barra.
Obs.; pode ter havido algumas alterações nestes  horários e intinerario, até porque não estou mais trabalhando na Barra.

7 comentários:

Anônimo disse...

A Linha 691 deveria, ao meu ver, ter seu itinerário extendido até o Engº novo ou Grajaú p/ pegar os passageiros do antigo 691 Via Serra na Rua B.B. Retiro.
O 691 Expresso deveria circular o dia inteiro Via Gabinal p/ melhorar a viabilidade econômica da linha, fazendo a ligação Rua Dias da Cruz - Freguesia e ter seu trajeto extendido até o Terminal da Joatinga na Barra da Tijuca

E. L. Zerfas disse...

Resposta ao Anonimo!
A ideia pode parecer muito boa, em se pensar na viabilidade economica, porém se torna inviavel pelo tempo de circulação da linha. Então o termo "expresso" que já faz pouco sentido, perderia o então de vez , pois este percurso - o ultimo sugerido ,chegaria a 1h30 mim ou mais, o que no meu ver é desnecessario. Não que não seja necessario uma conexão entre o meier e o engº novo em direção ao recreio ou a Joatinga. Acredito sim que deveria uma maior integração dos meios de transporte para que as viagens fossem mais rápidas e eficiente, por exemplo ter uma condução que service de integração com a linha 691 , no centro do meier e que ela seguisse pela Amaro Calvalcanti ate a dois de fevereiro e pegando a entrada da linha amarela e seguindo direto. seria realmente asssim um onibus expresso. Porem fazer baldeação não é algo q todos gostem de fazer, contudo seria sim uma via mais rápida e eficiente, tanto no ponto de vista de acessebilidade das rotas quanto de tempo percorrido. Atendendo assim a mais pessoas.

E. L. Zerfas disse...

OBS: O transporte urbano em direção a toda zona oeste - pois a Barra fica na zona Oeste da cidade! -deveria ter melhor integração e também deveria haver mais linhas num contexto geral. Recriar um linha de ônibus para atender tantas demanda não resolve o problema de fato. Tem que haver novas licitações e viabilidades de novas linhas paras novos "nichos' da cidade.

Igor Coelho disse...

Post muito legal! Sou passageiro diário da linha 691. Moro no Méier e trabalho na Barra da Tijuca. Ultimamente tenho tido menos paciência para o engarrafamento - no horário que vou pra Barra não tem expresso - e desço na saída da Linha Amarela para pegar o 753 ou o 755.
Redentor e Transurb deveriam resolver esse impasse logo. Acho que no dia em que uma empresa apenas tomar conta da linha, ela será melhor explorada. Um condutor da Transurb uma vez me contou o que a empresa pretende fazer no dia em que for única dona da linha, como reativar o trajeto da Grajaú-JPA.
Os funcionários da empresa Transurb são muito educados. Outra coisa que eu vejo de positivo é que as duas empresas mantém seus ônibus em ótimo estado, praticamente sempre funcionando bem e limpos.
Parabéns pelo seu blog, que conheci hoje. Muito bom!

RuiCruz disse...

Trabalho no DownTown e moro no Lins. Levo cêrca de 2 horas para chegar no trabalho. O que faço: desço a pé para a Dias da Cruz, pego o 691 COMUM (porque o EXPRESSO só passa até 8:30h), salto na saída da linha Amarela e pego 755 ou 753 para o DownTown. Pergunto:

- Porque a linha 691 EXPRESSO não extende o itinerário até o DownTown ou até retornar sob o viaduto que vai para o Túnel Zuzu Angel? A justificativa seria atender a um maior número de usuários que moram no Meier e adjacências e trabalham na Barra.
Neste caso poderiam até colocar em circulação carros maiores ou com Ar Condicionado, com preço diferenciado.

- Porque não EXTENDER o horário de circulação do EXPRESSO pela manhã até as 10 horas por exemplo. A maioria das pessoas que trabalham na Barra pegam as 9:00h, ou 10:00h. Ou no caso da opção acima, poderia rodar o dia todo.

Com essas melhorias, garanto que os passageiros ficariam muito mais felizes.

ELZerfas disse...

Rui,
Também concordo contigo. Aguardo as novas mudanças que a prefeitura quer fazer sobre o intinerario das linhas de onibus do Rio, e assim esse tipo de problema seja sanado.
Sei que o horario do expresso é "curto" para o horario de pico dos shopping, contudo este horario foi projeto pela empresa para atender uma demanda bem especifica das pessoas que precisam estar na Barra antes das 10 da manham.... contudo concordo que extender o horario ajudaria muita gente.

Angelina Alves disse...

Veja a vergonha que é voltar para a casa no 691.
http://youtu.be/o8mHCwdqg9g

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...