quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Rio 2016 - Rio Olímpico

Sob o relevo da cidade, suas formas foram desenhadas e reescritas para servir de logo e identidade para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos da Cidade Maravilhosa.
Sim o evento foi muito criticado antes, durante e será depois ainda...
Sua formas estão sendo exaltadas.
Sinto falta nesta logo o "morro" que mais me chama atenção na cidade - o Pico da Tijuca, suas linhas foram esquecidas, junto com o Pico do Papagaio e a Serrilha.
Sim valorizaram os mais famosos... 
Quantos outros eventos o Rio ira ainda receber?
Antes dos Jogos - só se falava em Zica, poluição da Baía de Guanabara (ainda poluída), dengue, não cumprimento dos prazos, de lixo, violência...
Durante os Jogos a Pira do povo se manteve acessa, um Sol, uma Árvore, uma estrutura cinética mágica  e reluzente.
Os Jogos do Rio fizeram história. E ainda farão estória.
A conta dos jogos ainda vão começar a bater nas portas dos moradores da cidade.
Mas ninguém pode dizer que não fizemos um super mega carnaval fora de época; o Boulevard Olímpico, ligando o pier da Maúa até a Praça XV estava todos os dias abarrotado de gente e de pessoas assistindo os eventos nos telões, visitando as casas olímpicas, se divertindo ao ar livre. 
Os museus do Centro acho que nunca tinham sido tão visitados... acho que só MNBA ficou meio órfão nessa estória próximo a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal. 
Minha preocupação será e depois como será esse Boulevard, continuara assim cheio de vida?
Ainda quero saber como funciona a estrutura da pira olímpica... quem quiser me contar por favor deixa nos comentários.
Nesses dias olímpicos me lembrei da Eco-92 - cidade ferveu por 10 dias sob a ótica do maior evento sobre Ecologia e Meio Ambiente, recebemos chefe de estados de vários lugares do mundo, a Amazônia era o assunto da moda, sustentabilidade era algo está surgindo como conceito, camada de ozônio era discutida como um objeto a ser preservado, lembrei que estava lá no meio da feira no Aterro do Flamengo conversando com pessoas com interesses diversos sob a mesma ótica.
Agora esse ano eu voluntaria - atuei na área comum de Deodoro - sim foi mágico ver as torcidas, os estrangeiros com seus adereços e sua alegria misturada com a nossa no meio das arquibancadas - somos muito barulhentos e isso é maravilhoso! 
Sei que muitos me recriminaram por ter me candidatado a voluntaria, mas como estar lá vivendo se não dessa forma? Sim poderia ter sido guia de turismo de um grupo qualquer, poderia ter conhecido pessoas de outros lugares - sim conheci - poderia ter ganho dinheiro .-- quem traria a minha experiencia?
Agora viram os Jogos Paraolímpicos e será uma nova dose de emoção. 
2016 já esta na história, mas gostaria que só ficasse o melhor dela, mas infelizmente a pressão politica nos bate a porta e hoje tivemos mais um presidente impeachmado (?)- deposto do seu cargo - aos gritos de é golpe- temos um novo tempo para contar ... 

#rio2016   #voluntariooficialRio2016









Que venha os próximos Jogos!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...