sexta-feira, 25 de julho de 2014

Em tempo de guerra e desejo de paz

É a coisa anda feia.
A Copa do Mundo foi no Brasil, mas quem levou foi a Alemanha. E o Brasil perdeu de 7x1.... e não foi na final, foi na semi-final... Ficamos em 4º  lugar . Mas quem brigou mesmo e se revoltou em ficar em 2º lugar foram os Argentinos, que tomaram conta no dia da final da orla do Leme até Copacabana...
Fato que os argentinos já tinham invadido a cidade desde do inicio do mundial, mas no dia final o Rio de Janeiro tinha argentino saindo pelos ladrões...
Eles eram animados e bagunceiros. Vieram de treiller e motorhomes, montaram barracas nas calçadas e também faziam a comida na calçada. Tem gente que defende e que isso faz parte ... Mas passar o mês inteiro assim ocupando a área de pedestre? Bem a prefeitura até ajudou um pouco recolocando uma galera enorme no Terreirão do Samba e depois no Sambódromo, mas eles com raiva de ter perdido o mundial ainda foram lá é picharam nosso espaço... 
Passou a Copa.
O Brasileiro esfriou. Os argentinos foram pra casa, sim com um pequeno pedido de retirada imediata do terreirão dois dias depois do fim da copa e se quisessem ficar que fossem para o Camping que fica no Recreio dos Bandeirantes; logo ali depois da Barra.
Começou uma novela nova, para melhorar o astral.
E lembramos que em breve tem eleições.
Bem, enquanto no Brasil a coisa anda devagar, na economia movida ao setor agroexportador, o mundo lá fora pega fogo. 
A Ucrânia esta em disputa territorial com a Russia... pois parte da Ucrânia - o estado da Crimeia, não aceita continuar fazendo parte da Ucrânia e que voltar a fazer parte da Russia. (sim, a coisa é bem mais complexa que isso!)
Enquanto a Crimeia tem lideres separatistas, apoiados pelos russos, no mesmo limite tem ucranianos lutando para manter o território. No meio deste embate de guerra, abateram um avião russo tempos atras e agora um avião de passageiros da Malaysia Airlines foi derrubado por um míssil, que provavelmente era dos separatistas, mas quem permitiu que o avião passasse por ali foram os Ucranianos .. bizarro.
Como de Porto Alegre (RS) para Palmas (TO), outra situação explode. E essa ta matando muito mais. E uma guerra mesmo, que dura décadas. Fato que ninguém quer mexer neste vespeiro. A guerra de Israel mata mais Palestinos que judeus. Uns põe a culpa no movimento sionista outros nos grupos Pró-Palestina.
A faixa de terra é pequena, um território que  cabe, dentro das suas proporções, dentro do estado de São Paulo; no qual um povo se diz no direito de ser mais dono que outro povo que esta lá pois foi pré-destinado a aquele lugar...
Nesta ultima batalha ja morreram 700 pessoas do lado palestino e 34 do lado judeu. Os judeus tem um escudo anti-míssil e também detém bomba atómica e um míssil intercontinental.
Bom o Brasil tava quieto na dele, lambendo a dor da derrota da copa e mas feliz pois conseguir fazer que a copa aqui fosse um sucesso - coisa que todos diziam que seria um fiasco só - tentando contabilizar os ganhos e as perdas, quando no final aproveitar realizar o primeiro encontro econômico dos BRIC'S e convidou outros parceiros sul americanos a participar desta convenção. O sr. Putin esteve aqui e também fez sua campanha para próxima copa na Rússia.
Foi chamado a atenção que deveria se pronunciar na ONU sobre a guerra de Israel contra o Hamas. O Brasil se mostrou contra e apoio junto com 29 países que se investigue a ação de Israel contra os Palestinos. Até nada muito criterioso; contudo o Itamaraty fez uma nota falando do fim da ação militar dos dois lados e Israel não gostou muito. O Brasil resolveu chamar para conversar em casa o seu consul que estava em Israel. E Israel não gostou da atitude e chamou o Brasil de "anão diplomático". Poxa que anão...
Daqui a pouco a confusão será tão grande que Israel vai dizer que o Brasil esta escondendo o líder do Hamas em algum lugar em São Paulo e vai mandar um míssil pra cá .. só pra mostrar que eles estão combatendo aqueles que estão impedindo o direito de ir e vir deles e quem sabe inventar que nós também estamos atacando com pedras e fogos de artifícios a alguns quilômetros de além mar.
Sabe lá o que eles realmente brigam em nome de Deus... o que todos querem é terra . E talvez por aqui isso não falta de verdade, mas a maior parte continua na mão de poucos e pouca terra na mão de muitos.  Assim como sabemos que o que abastece a mesa é o pequeno agricultor familiar, que coloca os legumes, verduras, arroz, feijão e mandioca nos lares deste país. Mas quem ganha é quem planta soja .. e você come soja?

Enquanto isso o mundo tá em guerra e nós pedimos paz.

domingo, 20 de julho de 2014

Canção da Despedida - canção escoteira

Sabe quando era menina, fui escoteira, por um tempo muito curto de 1989 até 1991, participando do GE 36º  1º de Maio - Abolição -RJ. O tempo foi muito curto, mas as lembranças são enormes; da alcateia a trilha escoteira, levei boas lembranças e muitas experiencias para vida.
Essa canção fazia parte do final dos grandes eventos, dos acampamentos e torneios. Tem também um peso maior que é o da saudade, das lagrimas que correm pelo rosto e tudo que passa em minha mente de tudo que se viveu naqueles dias de euforia e determinação. Vivendo um dia de cada vez se vive com mais sorriso e amores.
Trago essa canção por tudo que temos vivido de bom ou de ruim. Juntos sempre seremos fortes.

Canção da Despedida
Por que perder as esperanças
De nos tornar a ver?
Por que perder as esperanças
Se há tanto querer?

Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo
Tornaremos a nos ver

Com nossas mãos entrelaçadas 
Ao redor do calor
Formemos esta noite
Um círculo de amor

Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo
Tornaremos a nos ver

Pois o Senhor que nos protege
E nos vai abençoar
Um dia certamente
Vai de novo nos juntar

Não é mais que um até logo
Não é mais que um breve adeus
Bem cedo junto ao fogo
Tornaremos a nos ver
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...