quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pedra da Gávea - discussão para o FEMERJ

De alguns lugares da cidade se à vista uma pedra com  rosto, muito a chamam de Gigante deitado;
Chama-se Pedra da Gávea.

Do alto dos seus 844 metros de altitude  a visão que temos é da Praia de São Conrado e da Barra. Contudo chegar lá pode não ser uma tarefa fácil.
Este fim de semana mais um turista morreu num acidente subindo a Pedra. Então você pensa ele estava escalando sem equipamento para ter morrido, pois nos sites de turismo dizem que seu acesso é tranquilo porém pesado. Quanta despretensão que temos sobre um morro carioca.

Alerta tem que ser dado.

Os grupos de turismo ecológico buscam que as autoridades do Parque da Tijuca coloque no local chamado "carrasqueira" um cabo de aço para dar mais segurança e mais facilidade de acesso ao local.

Os clubes de montanhismo da cidade que organizam eventos, preparam guias, monitoram vias de acesso, divulgam trabalhos sobre preservação e uso sócio-ambiental das trilhas da cidades são contra colocarem um cabo de aço no local, pois vai aumentar o uso da via aumentando o impacto ambiental, assim como vai criar uma falsa segurança no local, criando talvez mais vitimas no local.

Fato que falta é informação. A Pedra da Gávea pode ser muito fácil para um escalador experiente, mas pode ser algo muito difícil para quem nunca fez nem o Morro da Urca.

Existem vários parques no Brasil em que existe limite de visitante para o acesso de áreas do parque, além de exigirem que o grupo tenha um guia de turismo ecológico ou de montanhas credenciado aos devidos órgãos e tenha registro no parque provando que conhece as trilhas do lugar. Isso passa credibilidade, segurança e satisfação de que fará um passeio ecológico prazeroso.

Quanto a Pedra da Gávea vale a discussão de colocação de placas informativas dos riscos de acesso, melhor orientação das guaridas do PNT, melhor orientação sobre os riscos e a necessidade de uso de equipamento de segurança para a pratica do montanhismo tanto pelo parque quanto pelos órgão de turismo e pelos grupo de turismo ecológico. Pois segurança na montanha ou nos morros - não é artigo de luxo - é carinho e respeito por si e pelo outro.
O montanhismo é união de pessoas pelo prazer do desafio da altitude, mas esse prazer passa em um ajudar o outro a conquistar o cume da montanha, e esse prazer no coletivo só quem faz sabe o quanto vale.

Precisamos pensar no melhor para todos. A Pedra da Gávea faz parte do desenho e do imaginário carioca, alcança-la pode ser um premio de reconhecimento de seus próprios limites como pode ser também fim de um sonho. Respeita-lá como rocha também deve ser dever de todos que querem acessar suas vias, nós não somos rocha - somos
barro e quebramos com facilidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...