sábado, 24 de maio de 2014

O museu virou museu?

Você já foi a um museu modernizado? Então vá...

E ai você entra no museu e é recebido por um "guia" (mediador ou monitor) da exposição ou simplesmente entra.
Os objetos estão dispostos de formas diversas, normalmente cada obra com uma ficha técnica mínima da obra - que fala muito pouco (descreve material, nome, data e autor).
Você passa pelas obras e se interroga: - Porque estas obras estão aqui?
Ou ainda: Porque essas obras foram selecionadas?
Ou: Do que se trata mesmo essa exposição neste museu?

Bem, entre uma dúvida e outra, o fato que você ao se questionar mostra quanto estamos distante do espaço museu e sua compreensão.
A idéia de museu que ainda temos em nossas memórias é um museu de colecionismo, de empilhar informações que nem sempre se relacionam entre si.
O papel e a forma do museu mudaram, e mudaram muito. Mudou não só na forma de se pensar o museu, organizar o museu, mas também a forma de se freqüentar o museu.

Os centros de divulgação cientificas museais tem ainda um aspecto conservador ligado ao cunho didático, contudo se mostram renovados quando tentar buscar novas formas de conversar temas, que para um público leigo possa parecer fácil, de forma leve, prática e divertida; mesmo que nem sempre da melhor forma possível.

Os museus têm buscado parcerias e as associações para dialogar seu espaço no universo cultural. Nessas associações podem facilmente estarem discutindo as ações e promoções de eventos que tenham dado certo, o que ocorreu de inesperado e qual é o papel do museu nesta sociedade sedenta de comunicação e informações instantâneas.

As exposições ganharam ares multimídia, com códigos que podem ser lidos no celular ou com possibilidade de baixar links específicos sobre uma obra ou experimento. O museu deixou de ser um colecionismo para ser uma experiência constante tanto para o museólogo e cenografista, tanto quanto para os visitantes que muitas vezes são surpreendidos pelas novidades.
É claro que sempre acontecem fatos que saem da curva, como o questionamento do porque de manterem de como era antes o museu, ou porque tanta modernidade para observa algo que já estava aqui há tanto tempo... Fato que essas perguntas aparecem dos dois lados... Gente querendo engessar e outras querendo inovar sempre .
O meio termo sempre é possível.

O museu de ontem não é mais o museu de agora. A idéia museu virou museu, pois os museus ganharam nas ultimas décadas mais pesquisadores e questionadores dos seus usos e funções.
Tem gente que diz que museu é coisa de gente velha. E tem gente que diz que museu só guarda coisa velha. Mas o que é velho são essas idéias.
O Museu virou museu e hoje é um Centro Cultural ou Espaço museal, com lugar para experimentação e encontros entre o passado e o presente.
Observar o passado também é uma forma de planejar o futuro.

Antes que você diga então você deve gostar muito de museu...

Digo que sim, mas gosto mais do poder de poder renovar conceitos e transformar o velho em novo, e a capacidade de acreditar que a mudança e o aprendizado constante fazem a diferença dos museus de outrora com o que vemos hoje nos grandes centros urbanos.....

Um comentário:

Eduardo disse...

Parabéns pelo blog....abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...