sábado, 22 de março de 2014

O Rio de Janeiro em Ponte Suspensa

Lá se foi o carnaval e o verão....
O tempo foi longo de ausências.
O Carnaval foi dos Garis - com a greve em pleno carnaval, o lixo foi a melhor fantasia que a cidade vestiu nos últimos anos de folia, pois se outros anos a desculpa era do banheiro químico, este ano a coisa degringolou de vez. Nada contra ninguém, mas fora a sujeira enorme que se acumulou este ano teve muito mijão. A cidade ficou perfumada sem lança perfume.
E o verão? Este foi como o carioca gosta com muito sol e calor; mas com um calor de deserto, pois os termômetros de rua chegaram a marcar 50ºC. Para refrescar só com muita água, e como sempre em muitos bairros nem chegava ... Foi o verão dos ar-condicionados e ventiladores e muita pouca chuva. Só vi chuva mesmo uns 7 dias no verão todo e espalhado.
E enfim o outono - ainda com cara de verão.... 


No meio disso tudo a cidade vive um turbilhão de obras.
Obras aqui, obras ali e acolá. Fecharam o mergulhão Praça XV e fecharam de vez a perimetral. Abriram a Via Binário. Inverteram mãos de ruas do Centro pra escoar o transito e fizeram uma volta ao passado com a volta da mão dupla da Av. Rio Branco.
A construção da Transcarioca segue de vento em polpa e logo um nova ponte estaiada surge no horizonte da cidade.
Aja obra e paciência do carioca para se locomover - o transporte público passou por dias caóticos com trens parados e metrô também.... quase todos os dias se escuta um problema novo e nenhuma solução ou resposta aos problemas são dados....
A especulação imobiliária segue firme e forte, com placas de vende em quase todos os condomínios, de forma alucinada. Não me lembro em outro tempo ter tantos imoveis a venda, só na minha rua são 7.
Tenho a sensação que cidade flutua sobre o caos e se deslumbra com a sua hiper-valorização.
Fato que os valores cobrados pela cidade neste verão estava caro demais até para os turistas. Muitos reclamaram e continuam reclamando. Antes era Brasilia, agora é Rio de Janeiro, estamos mais caros que todos...

Entre preços altos e obras megalomânicas há o discurso que é para melhorar a cidade. O prefeito atual sente-se inspirado no prefeito das Luzes - Pereira Passos, para revitalização da Zona Portuária e uma nova vista da cidade pela Praça XV e a Mauá; no contra-senso de demolição da via Perimetral e da construção de tuneis para escoamento do transito e a permissão de altos investimentos imobiliários.
Para outra ponta da cidade surgem as pontes estaiadas - como marco de embelezamento arquitetônico - encobrindo parte da paisagem dos morros cariocas.
A cidade está suspensa como as pontes estaiadas - sustentada por cabos finos estruturas suspensas em grandes vão que não servem para nada. A necessidade destas estruturas podem ser questionadas, pois muitas compartilham ao seu lado ponte e viadutos suspensos por blocos de concreto - sem nada interferindo a beleza natural da paisagem...
Acho que retrocedemos... na arquitetura e na maneira de planejar a cidade.

Estamos em suspensão... intransitáveis e sem vista natural.  


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...