sexta-feira, 21 de junho de 2013

As manifestações pelos R$0,20.

Passar como indiferente sobre o que está ocorrendo no Brasil agora é como ignorar um fato politico, histórico e social que nunca foi visto nesta magnitude.
Pacifico ou não, passeatas e movimentos sociais sempre são condenados pela maioria, estando os manifestantes certos ou errados.
Se fazer uma passeata para pedir a redução do preço da passagem uma ação social coletiva, ela também é uma ação política coletiva; mesmo que muitos digam que são apolíticos (isso não existe!).
Com partido ou sem partido, todo o movimento (manifestação) tem um corpo de liderança com cara e identidade ideológica, qualquer, que faça articular pessoas para alimentarem essa identidade.
O movimento da redução da passagem começou com o Movimento Passe Livre. Que tem como base uma ideologia anarquista e revindicadora para que todos tenha transporte público gratuito. Se isso de fato é algo bom ou ruim - é cada um que vai decidir consigo mesmo! O fato que é isso que o MPL persegue. 
Um movimento social pode ser partidário, apartidário, anarquista, socialista ou capitalista, ira depender das suas lideranças.
A galera que ta indo as ruas estão revindicando algo maior que a redução da passagem, mas um ensaio de uma mudança da postura politica, mas sem ter muito noção real disso. Entre gritos de ordem e hinos simbólicos pátria, pouco conseguem imaginar o que de fato pode ocorrer depois das manifestações estrondosas nas ruas. Uns dizem que lindo ver o povo caminhando "pacificamente" em nome de uma tal nova democracia. Enquanto isso no final das ações sempre ocorrem sessões de depredação de patrimônio público e brigas com a polícia com bombas e balas; que acaba fazendo que outras pessoas condenem os movimentos e temam suas ações como um ato de fanatismo.
Bem não conheço o certo e o errado dessa história ainda, mas sei que não passaremos impunes - seremos todos - convocados, manifestantes ou não - contadores dela a nossa forma.
Para fazer democracia que faça o povo falar, mas que o organize-se, que montem suas pautas e revindiquem  mesmo o que queremos de fato - ações politicas para todos e não para os governantes. Que de fato isso sirva para confrontar o nosso modelo de engenharia política e questionarmos sua mudança, sua reforma e sua melhor articulação. 
Não basta palavras de ordem precisamos também de ter metas para mostrar o que deve ser feito para termos uma nação que queremos, e não simplesmente aquela que exibimos aos nossos turistas. Façamos uma revolução de fato política, social e histórica tomando as ruas para que os políticos aprendam de fato a ser políticos para todos e não para um minoria seja ela qual for,  pois assim tenhamos práticas de leis onde todos se reconheçam dignos.
Eu quero reforma política já! Eu quero uma mudança na postura dos políticos, chega de partido único*! Chega deste monte de partido sem ideologia, sem meta, maria vai com as outras! Eu quero atitude politica de verdade onde podemos reconhecer quem pode e quem deve nos representar na câmara e senado e presidência.  O que falta para que isso aconteça?

Deixarei vocês responderem está pergunta.
* - partido único sim, pois a muito tempo estamos vivendo um tempo que partido é tudo de centro, tudo moderado ... Moderado? que dizer não toma partido nenhum e segue a cartilha do ministro da economia e opera ações do ministro da casa civil. Não evoca as bases de seus partido no qual usou para servir para se eleger, assim também fica facil ter mais tempo na tv - pagando muito dinheiro - para manter noticias mais do mesmo para um povo que quer ouvir saúde, educação, salário, obra e moradia. Os partidos dos extremos quase sumiram do mapa, mas também tem extrapolado nas suas armas de argumentação política sem fundamento também. Falo um pouco mais sobre isso aqui.

Enquanto isso na cidade maravilhosa hoje foi mais um dia de manifestação, quebra-quebra, pancadaria, gás e bala de borracha e de muita gente sem saber o porque disso tudo e também sem saber bem o porque está indo as manifestações.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Face de Narciso - Jorge Vercillo

O que é o amor?
Vai além da minha compreensão.
Para uns é chave
E pra outros foi prisão.

O que é o amor?
Será desapego ou possessão?
Altruísmo em nós
Ou apenas auto-adoração?
Face de Narciso por capricho se espelhou
Mas se ela me olha assim, é lindo,
Ali eu sei quem sou.

E o que é o amor?
É platônico ou será real?
Sonhos de mulher
Ou pecado original?

E o que é o amor?
Penso que só ele pode unir.
Tudo em suas mãos,
Toda a dualidade em si.
São tantas verdades convergindo ao seu redor.
Não existe a espada sem a lira,
O espinho sem a flor.

E o que é o amor?
Vai além da minha compreensão.
Para uns é chave
E pra outros foi prisão.

O que é o amor?
Vai além da imaginação.
Para uns é dor,
Para muitos, luz na escuridão.

Vizinhos e convivências sociais.

Há um mês sem postar nada, mais por falta de tempo do que de ideias.
Hoje vou postar tudo que eu puder.
Vou começar pela coisa engraçada.

Sabe a maioria das pessoas que moram nas cidades grandes tem vizinhos. Alguns bem legais e outros muito chatos.
Vizinho sempre tem assunto pra dar e vender quando não tem nada para fazer de fato.
Os meus vizinhos são pessoas normais, na sua maioria tranquilas e civilizadas, mas tem lá seus defeitos.
Nem adianta eu mudar de endereço que os tais defeitos perseguem os vizinhos. Tinha uma época que acreditava que era só no meu endereço, mas descobri que não tem endereço para vizinho ter defeito.
Os que convivo mais, são amantes de cachorros em apartamento. Fato que gosto de cachorro, mas não curto ser acordada por latido e nem lambida de cachorro, por mais fofinho e gostoso que isso seja, por isso não tenho bichinho nenhum no meu "apertamento". Ter animais em ap's não é algo muito legal, confina o animal, a área de circulação do bicho é pequena, meus vizinhos insistem que os animais podem fazer todas suas necessidades dentro da área do imóvel (que muitas vezes é área de circulação de ar do condomínio) o que faz que o odor das fezes dos animais entrem em outros imoveis  e ainda sou obrigada a compartilhar seus latidos. Bem, se fosse apenas um cão, talvez a coisa fosse leve, mas no meu caso o condomínio de 15 imoveis convive com 8 cães. Que viva o canil!
Vizinhos são legais. Quando abaixa o som alto de noite, ao nível que só ele ouça. Mas quando ele resolve compartilhar o seu gosto musical logo pela manhã cedo, antes mesmo de você pensar em acordar, ai já acorda de mal humor. De noite a coisa complica. E durante o dia a solução ou você conversar com o individuo ou parte pra briga e coloca seu som alto também em alguma música qualquer pra mostrar pra ele que vc também tem ouvido e tem gosto musical diferente. 
A convivência de vizinhança pode complicar quando o vizinho colado de parede resolve fazer obra sem te avisar. O barulho da obra e a sujeira se tornam algo ingrato e inoportuno se você receber visitas.
Outra coisa complicada é acender incensos muito perfumados ou defumadores.... Pode causar sentimento de desconforto e fazer ligar logo um ventilador pra espantar o cheiro.
Os problemas não param ai.
Falei em obra mas não falei de infiltração... Outra coisa complicada. Chama um, chama outro, conversa daqui, conversa dalí, até definir de quem é o problema molhado. Muitas vezes é de quem não está vendo o problema mas está sendo comunicado.
Vizinho pode sempre ser um cara legal quando não liga o ar condicionado, pois o mesmo pinga no seu parapeito e faz um barulho chato a noite toda. Ou quando resolve não ligar o ventilador de teto barulhento. Ou quando manda fazer a manutenção da máquina de lavar roupa. Olha isso é que é vizinho legal.
Mas o melhor vizinho é aquele que te deixa dormir em sua residencia, no horário de dormir regular, sem por música alta depois das 24h, não fica fazendo escândalos sexuais e nem escândalos de relacionamento; pois o primeiro é o prior - imagina um individuo que mantem o som alto até as 7 h da manhã do dia seguinte, mesmo sendo um domingo, têm gente que trabalha. O amante sexual permite que todos os seus vizinhos saibam que o casal gemedeira tá copulando (há necessidade disso?). E por fim os escandalosos que só brigam de madrugada, jogando coisas pela janela e gritando e ameaçando... até que alguém chama a polícia para apartar a doideira.
Sabe vizinho é bom, mas longe da nossa residência.
#prontofalei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...