sexta-feira, 21 de junho de 2013

As manifestações pelos R$0,20.

Passar como indiferente sobre o que está ocorrendo no Brasil agora é como ignorar um fato politico, histórico e social que nunca foi visto nesta magnitude.
Pacifico ou não, passeatas e movimentos sociais sempre são condenados pela maioria, estando os manifestantes certos ou errados.
Se fazer uma passeata para pedir a redução do preço da passagem uma ação social coletiva, ela também é uma ação política coletiva; mesmo que muitos digam que são apolíticos (isso não existe!).
Com partido ou sem partido, todo o movimento (manifestação) tem um corpo de liderança com cara e identidade ideológica, qualquer, que faça articular pessoas para alimentarem essa identidade.
O movimento da redução da passagem começou com o Movimento Passe Livre. Que tem como base uma ideologia anarquista e revindicadora para que todos tenha transporte público gratuito. Se isso de fato é algo bom ou ruim - é cada um que vai decidir consigo mesmo! O fato que é isso que o MPL persegue. 
Um movimento social pode ser partidário, apartidário, anarquista, socialista ou capitalista, ira depender das suas lideranças.
A galera que ta indo as ruas estão revindicando algo maior que a redução da passagem, mas um ensaio de uma mudança da postura politica, mas sem ter muito noção real disso. Entre gritos de ordem e hinos simbólicos pátria, pouco conseguem imaginar o que de fato pode ocorrer depois das manifestações estrondosas nas ruas. Uns dizem que lindo ver o povo caminhando "pacificamente" em nome de uma tal nova democracia. Enquanto isso no final das ações sempre ocorrem sessões de depredação de patrimônio público e brigas com a polícia com bombas e balas; que acaba fazendo que outras pessoas condenem os movimentos e temam suas ações como um ato de fanatismo.
Bem não conheço o certo e o errado dessa história ainda, mas sei que não passaremos impunes - seremos todos - convocados, manifestantes ou não - contadores dela a nossa forma.
Para fazer democracia que faça o povo falar, mas que o organize-se, que montem suas pautas e revindiquem  mesmo o que queremos de fato - ações politicas para todos e não para os governantes. Que de fato isso sirva para confrontar o nosso modelo de engenharia política e questionarmos sua mudança, sua reforma e sua melhor articulação. 
Não basta palavras de ordem precisamos também de ter metas para mostrar o que deve ser feito para termos uma nação que queremos, e não simplesmente aquela que exibimos aos nossos turistas. Façamos uma revolução de fato política, social e histórica tomando as ruas para que os políticos aprendam de fato a ser políticos para todos e não para um minoria seja ela qual for,  pois assim tenhamos práticas de leis onde todos se reconheçam dignos.
Eu quero reforma política já! Eu quero uma mudança na postura dos políticos, chega de partido único*! Chega deste monte de partido sem ideologia, sem meta, maria vai com as outras! Eu quero atitude politica de verdade onde podemos reconhecer quem pode e quem deve nos representar na câmara e senado e presidência.  O que falta para que isso aconteça?

Deixarei vocês responderem está pergunta.
* - partido único sim, pois a muito tempo estamos vivendo um tempo que partido é tudo de centro, tudo moderado ... Moderado? que dizer não toma partido nenhum e segue a cartilha do ministro da economia e opera ações do ministro da casa civil. Não evoca as bases de seus partido no qual usou para servir para se eleger, assim também fica facil ter mais tempo na tv - pagando muito dinheiro - para manter noticias mais do mesmo para um povo que quer ouvir saúde, educação, salário, obra e moradia. Os partidos dos extremos quase sumiram do mapa, mas também tem extrapolado nas suas armas de argumentação política sem fundamento também. Falo um pouco mais sobre isso aqui.

Enquanto isso na cidade maravilhosa hoje foi mais um dia de manifestação, quebra-quebra, pancadaria, gás e bala de borracha e de muita gente sem saber o porque disso tudo e também sem saber bem o porque está indo as manifestações.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...