quinta-feira, 22 de novembro de 2012

E-reader e E-book

Em tempo de era digital todos querem os equipamentos tecnológicos da moda, todos querem além dos seus desktop's seus notebook's e Smartfones com maior capacidade de memoria e com a maior quantidade de recursos  possíveis ...
Não esquecendo das linha dos I"s - Iphone, Ipod que também vieram revolucionar a maneira de comunicarmos com nosso mundinho particular.
No meio deste caminho parece que esquecerão por completo os leitores de e-book's. Infelizmente este objeto de consumo não se popularizou por aqui, ou por conta desta invasão tecnológica cheia de parafernálias ou pela pressão das editoras, que ainda sofrem de alguma forma com o alto custo dos impostos sobre a produção de livros no Brasil - que chegam na faixa de 40% do valor final do livro ao consumidor.
Os E-reader, talvez nãos sejam tão vendáveis quantos seus concorrentes diretos os tabletes, ele tem em si  vantagens de serem mais práticos e eficientes para leitura pela própria questão monocromática e serem desenvolvidos especificamente para servi de base para leitura de livros e revistas. Alguns já vem com a possibilidade de vir com tela colorida e ter leitor de imagens e ainda gravador de som e reprodutor do mesmo.
Ainda não sei o motivo real da não popularização deste produto contra os benditos tabletes que não são confortáveis para leitura pelo excesso de luminosidade direta tal como a tela do pc. Mas vamos combinar há  algo estranho nesta questão é fato.
Outra coisa é valor médio dos que estão a venda serem mais alto,que os preço de mercado lá fora e dos próprios tablets.
Acho que nesta historia também pesa o fato do brasileiro ler pouco ou querer ler pouco ou entender muito pouco sobre o que lê ou simplesmente não entender de fato que lê como um analfabeto funcional, que não consegue ler símbolos, além daqueles do seu próprio cotidiano.

De fato o mundo o consumo tecnológico nos leva hoje a querer ler menos, entreter mais e ficar cada vez mais alienado de si mesmo e do que o cerca. O trabalho paga tudo mas não paga o que não tem o tempo livre de viver no mundo sendo você.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...