terça-feira, 31 de agosto de 2010

A corrida eleitoral 2010! post 5 - Presidente

Continuando com a serie de post sobre as funções dos candidatos chegamos aos mais concorrido dos cargos, talvez não seja o mais concorrido, contudo o mais desejado, lembrado, reconhecido, falado...
o cargo de Presidente.

Ser presidente num pais continental não é moleza. Dar conta de atender a demanda de mais de 5mil municipios e 26 estados... não é tarefa facil.
Talvez pensem que essa historia que  presidente atual voa muito para fora do Brasil algo inutil, porem as relações internacionais semprem favorecem as relações economicas para as vias de exportação e importação, permite que o chefe de estado aprenda e conheça outras formas de governo e como este lidam com este tipo de visita. Por mais estranho que isso pareça vejo isso com olhos de quem quer ver a Bandeira do Brasil sendo reconhecida em todos os cantos do planeta e não como uso excessivo do dinheiro publico. (porem acho que a compra do avião sim!)

O que faz cada um?

Presidente é a autoridade máxima do Poder executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de Chefe de estado e o Chefe de governo. No Brasil, para que um cidadão possa concorrer ao cargo de Presidente deve ser brasileiro nato, ter no i35 anos, ter o pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, ter domicilio eleitoral no Brasil e estar filiado a algum partido político. Também não pode ter substituído o atual Presidente nos seis meses anteriores ao pleito. Assim o presidente tem duas funções, enquanto chefe de Estado tem o poder de declarar guerra, sancionar e publicar leis e decretar a intervenção nos Estados, por exemplo; já como chefe de governo emite decretos e regulamentos para a execução de leis federais, nomeia e demite pessoas em cargos-chave, como os comandantes das Forças Armadas, ministros e o presidente do Banco Central.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A corrida eleitoral 2010! 4 post - Senador

Chegamos aos 4º post da serie sobre as funções dos candidatos as eleições deste ano.

Este bem especifico é o de senador, talvez seja o cargo de maior complexidade de compreensão, já que este cargo publico diretamente ligado ao Estado federativo e não ao eleitor em si.
O modelo de senado usado no Brasil foi COPIADO dos EUA, o que acaba causando problemas, pois os estados federativos americanos em sua maioria tem a mesma proporção em dimensão territorial, enquanto no Brasil os estados foram formado em outras condições historicas e tem tamanhos muito distintos um do outro, fora que o peso politico de cada um tambem difere muito, o que acaba causando estranhamento nas relações entre os senadores na camara do senado federal.
Talvez ate sua necessidade e suas vicitudes poderiam ser dispensadas ou mais questionadas pela base administrativa do governo e tambem pela população.
A maneira que temos hoje o senado brasileiro ele custa muito caro aos cofres publicos e os eleitos fazem mais leis aos seus interesses proprios que necessariamente fiscalizar as operações do governo. Mesmo que o senado fosse todo formado por oposição ao governo, mesmo assim sua tendencia é legislar a proprio interesse.

O que faz cada um?

Senador representa o estado não há proporcionalidade em relação ao número de habitantes de cada estado.. Eles constituiem o Senado Federal com 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subsequente dois terços das cadeiras. As eleições para senador são feitas junto com as eleições para presidente da república, governador de estado, deputados federal e estadual, dois anos após as eleições municipais. Todas as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal) possuem a mesma representatividade, com três senadores cada. Os Senadores representam os Estados dentro da Federação. Entre suas prerrogativas, estão as de aprovar as dívidas dos Estados, homologar a diretoria do Banco Central e dar a decisão final quanto aos acordos internacionais a serem firmados pelo governo. Eles também podem propor leis e fiscalizar as ações e gastos do Executivo.


Tem como função mais importantes:
Processar e julgar: Presidente da República, Vice Presidente, Ministros do Supremo Tribunal Federal, Membros do Conselho de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador-Geral da República, Advogado-Geral da União e, nos crimes conexos ao Presidente e Vice, Ministros de estado, Comandantes da Forças Armadas;
Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
Dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Público federal;
Suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;
Aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato;
Elaborar seu regimento interno;
Dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
Avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

sábado, 28 de agosto de 2010

A corrida eleitoral 2010! post 3 - Deputado Federal

Ainda ne seqüência de explicações sobre funções do candidatos aos cargos que estão concorrendo este ano:
O que faz cada um?
Deputado Federal é o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil.

De acordo com a Constituição federal do Brasil de 1988, é o representante nacional popular, eleito por voto direto. O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições. O código eleitoral brasileiro permite ao deputado federal mudar de partido no correr do seu mandato público.
Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para confecção de nova Constituição).
De acordo com a legislação em vigor, os deputados federais são eleitos por estados. Cada estado tem uma representação proporcional a sua população, definida por lei complementar, porém com o número mínimo de oito e máximo de setenta deputados por estado e 513 deputados no total.
Em cada estado, cada partido ou coligação partidária elege uma quantidade de deputados proporcional a quantidade de votos recebidos, porém também existe uma cláusula de barreira que exige um número mínimo de votos por partido. O deputado federal fiscaliza as leis formuladas pelo senador. Dentro de cada partido, os deputados eleitos são determinados pela ordem de votação. Um deputado, depois de eleito, não pode trocar de partido pois o mandato pertence ao partido e não a ele.
Porém, no caso de suplência, o voto volta para o "suplente eleito" pelo partido, na época da votação. Isso causa certa confusão quando os deputados ou suplentes (ou ambos), mudam de partido, pois altera a composição da Câmara dos Deputados.
Esse é um sistema de eleição proporcional, o eleitor, porém, tem a impressão que está votando em pessoas, quando o seu voto vai primeiro para o partido e só então para o candidato.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A corrida eleitoral post 2 - Governador

Continuando com a sequencia de politica eleitoral, vem a vez do Governador.

O que faz cada um?
Governador é o mais elevado cargo político eletivo que representa a autoridade máxima do poder executivo em um estado de uma federação. O governador é eleito com periodicidade de quatro anos, através do sistema de sufrágio universal ou votação em dois turnos, permitida a reeleição pelo mesmo período. É eleito o candidato que obtiver em primeiro turno 50% mais um dos votos. Sendo esta condição não satisfeita os dois candidatos mais votados no primeiro turno concorrem no segundo turno, sendo eleito o candidato que obtiver maioria simples, ou seja, maior votação entre os dois concorrentes.
É função do governador: a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.

Carta a Tia Penha

Rio de Janeiro,26 de agosto de 2010.

Olá tia Penha!


E ai tia como à senhora está? Tudo bem?
Faz muitos anos que não nós falamos e nos vemos e tenho muita saudade de ti, de momentos curtos que para mim foram de uma significância tão grande que talvez a senhora nem os lembre os mais, mas eu guardei na minha memória e tenho todo o carinho e zelo possíveis por eles.
O tempo é cruel pra muitos tia, principalmente aqueles que se preocupam mais com as aparências do que as qualidades internas. O tempo também é cruel para aqueles que só guardam magoas e não tem lembranças boas.
E ai o que a senhora tem feito?
Ainda dá aula de português e literatura?
Acho que seus alunos têm muito carinho por ti, talvez mais que eu. Fico com ciúmes em pensar que eles puderam conhecê-la melhor que eu e conseqüentemente ter muito muito mais histórias a contar com sua presença.
Mas são fatos da vida que não posso mudar.
Soube que a senhora está morando numa casa e agora pode ter um cachorrinho. Lembro de vaga lembrança que sempre quisestes ter um animal em casa. Tenho certeza que este é o dono da casa e das atenções. Gosto muito de bichos, mas em apartamento fica inviável.
Também soube que ganhaste uma neta.
Tenho certeza que esta é a felicidade maior.
Fico imaginando a senhora com uma menininha no colo sorrindo quase saltitante, contando histórias e mais histórias para a mocinha durmir.
Meu coração sorrir diante desta imagem projetada diante do que não sei, mas que me traz uma paz imensa.
A senhora deve estar se perguntando mas e vc, conte de vc.
Eu? Eu continuo a mesma coisa, estudando e sonhando com dias melhores para todos.
Acreditando nos castelos sobre as nuvens como as das princesas e dos contos das mil e uma noites.
Sinto falta de alguém que me conte historias, já que todos os meus contadores já se foram, sinto falta da mesa cheia de gente brigando pela coxa de frango do prato principal. Onde estão todos. A mesa ficou vazia tia.
A senhora deve também hoje ter uma nova mesa cheia de vida nova com a menininha e quem sabe daqui a pouco venha um menininho pra animar mais esta casa.
Casa boa é casa cheia.
Tia, se puder mande noticias. Sinto saudades das nossas conversas.
Beijos e Abraços
Sua sobrinha distante

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A corrida eleitoral 2010! - Deputado Estadual

Começou a corrida eleitoral.
A corrida mais emocionante dos últimos oito anos, já que não podemos este ano reeleger o presidente.
Dentre os concorrentes encontra-se o q é defendido pelo presidente e os de oposição, que nesta eleição são todos os demais.
Se apesar de sabermos que muitos destes partidos de oposição há 4 anos atrás eram e fizeram coligação com atual governo federal, em questão, em troca de favores e ministérios, ate porque manter uma bancada toda de oposição ou toda em a favor não se faz política justa, só se fala em interesses próprios e esquece que estão ali para defender o interesse do povo que os elegeu.
Como já disse anteriormente este ano teremos cinco eleitos: Deputado Estadual, Governador, Deputado Federal, Senador e Presidente.
Como ficou mais longo o texto como imaginava vou dividi-los em posts que serão publicados aos poucos ate o inicio da semana que vem.

Vou colocar também a disposição um trabalho que fiz sobre a situação dos partidos brasileiros no final deste post.
Espero que gostem!

O que faz cada um?
Deputado Estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante popular estadual, eleito pelo sistema proporcional, no qual se leva em conta a votação da legenda (partido político ou coligação de partidos), para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma, e a votação obtida pelo candidato, para determinar-se quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas pela mesma conquistadas. Deputado Estadual é o nome dado ao agente político, enquanto o órgão correspondente é a Assembléia Legislativa Estadual, órgão superior do Poder Legislativo de cada Estado.
O mandato é de quatro anos, podendo o candidato concorrer a sucessivas reeleições. O código eleitoral brasileiro permite ao deputado estadual mudar de partido no decorrer de seu mandato público.
Compete aos deputados estaduais a função de legislar, no campo das competências legislativas do Estado, definidas pela Constituição Federal, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar e derrogar lei estaduais, tanto ordinárias como complementares, elaborar e emendar a Constituição estadual, julgar anualmente as contas prestadas pelo Governador do Estado, criar Comissões Parlamentares de Inquérito, além de outras competências estabelecidas na Constituição Federal e na Constituição Estadual.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Informativo do Blog 2 ou 3 ...

Tenho estado ausente de noticias condigentes e necessarias, contudo porem todavia, esse recesso informativo esta preste acabar logo que ja começou a corrida eleitoral.
É a corrida mais interessante, tentarmos descobrir quem será menos corrupto ou o menos pior a eleger.
Talvez se todos anulassem o voto ajudaria alguma coisa..
Infelizmente não ajuda.
Este ano será bem dificil, teremos muitos canditados e cinco vagas a eleger .....
Assim q o cenario colocar todos os envolvidos de olho na lente, escreverei mais demoradamente sobre tudo isso. Ok !?
Por enquanto estou muito enrolada com tarefas pessoais intransponiveis neste momento.
em breve voltaremos a nossa programação habitual!

Laranja - Maria Gadú

Sei que ando muito musical, cheia de floreios e voltas e desta vez não sera muito diferente.
A música apesar de suar um tanto 'libidinoso', ela tem uma batida que não sai da minha mente. To com ela a dias cantando em minha mente.
E como gosto de dividir meu gosto musical duvido, já que não agrado a maioria, deixo claro desde já que gosto é gosto e ninguem discuti isso.
Apesar de não ser fã da Gadú, por achar q tem horas que fica repetitiva com relação a outras tantas cantoras do radio nacional atual, ela tem feito musicas legais e bastante sensuais. Consegui o merito de sobresair no meio de uma multidão e agradar ouvidos muito muito muito mais seleto que o meu (que por sinal anda meio surdo!)
Ai vai a letra:

Laranja

Composição: Maria Gadú

Ô menina, parece índia Ianomami seu cabelo preto breu
Simula um toque, que desabroche
Esse teu casto mastigado pelo meu
Se quer tamanho vou despir a alma
E afogar a calma salivando um beijo teu
Siga a seta e diga que sou seu

Ô menina, parece índia Ianomami seu cabelo preto breu
Simula um toque, que desabroche
Esse teu casto mastigado pelo meu
Se quer tamanho vou despir a alma
E afogar a calma salivando um beijo teu
Siga a seta e diga que sou seu

Venha sem chão me ensina a solidão de ser só dois
Depois te levo pra casa
Que o teu laranja é que me faz ficar bem mais

Ô menina, parece índia Ianomami seu cabelo preto breu
Simula um toque, que desabroche
Esse teu casto mastigado pelo meu
Se quer tamanho vou despir a alma
E afogar a calma salivando um beijo teu
Siga a seta e diga que sou seu

Venha sem chão me ensina a solidão de ser só dois
Depois te levo pra casa
Que o teu laranja é que me faz ficar bem mais

Se quer tamanho vou te inspirar alma
E afogar a calma salivando um beijo teu
Siga a seta e diga que sou seu

Se quer tamanho vou te inspirar alma
E afogar a calma salivando um beijo teu
Siga a seta e diga que sou seu
Siga a seta e diga que sou seu
Siga a seta e diga que sou seu

é isso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...