quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Educação pra que? Educação pra quem?

Todos os dias, que andamos nas ruas de qualquer grande cidade, iremos perceber que tem sempre alguém jogando algum lixo no chão. Alguns são mais abusados e jogam o lixo pela janela dos seus carros e dos ônibus.
Todos os dias, vemos também nas grandes cidades alguém mijando na rua. Também vemos crianças pedindo dinheiro e muitas vezes pessoas com caixinhas vendendo balas na busca de uma sobrevivência.
Todos os dias que chove muito nas grandes cidades sabe-se que as ruas irão alagar, que os bueiros irão transbordar, que casas serão invadidas pela água, que pessoas perderão tudo que tem.
Todos os anos de eleição todos reclamam na obrigatoriedade de votar. Mas votar pra que? Se os políticos não resolvem nossos problemas e só aumentam os salários deles?
Sempre é a mesma ladainha.....
É melhor ser jogador de futebol famoso ter muito dinheiro do que estudar e ser professor que não ganha nada.
Pra que saber? Pra que ter conhecimento?
Vou ser modelo e virar famosa. Vou ser traficante e comprar roupa da moda.
A vida é a aspiração do que consumimos ou a vida que consumimos é que é a nossa inspiração?
Todos os dias jovens e adolescentes exigem dos pais cada vez mais privacidade e presentes tecnológicos para ‘ajudar’ na educação e nos trabalhos escolares e nas possíveis relações sociais.
Vivendo mais no mundo virtual que real, envolvendo-se com pessoas estranhas em que confiam mais que aquelas que olham nos olhos....
Onde estão os valores sociais?
Todos os dias tem sempre alguém dizendo falta educação ao povo. Há mas o presidente é ‘analfabeto’. Acabaram de eleger um PALHAÇO, ANALFABETO FUNCIONAL, Para Fazer As Leis do Nosso País.
Mas o que é país mesmo?

Desisto.

Dizem que a culpa é do povo que não sabe votar, depois dizem é q culpa é da justiça eleitoral que não sabe julgar, depois vão dizer que ele era inocente e que nos éramos os analfabetos funcionais. Votamos no macaco Tião pena que não foi eleito, ate porque ele não tinha candidatura era um VOTO de PROTESTO. Mas votar no Tiririca é protesto ou falta de conhecimento?
Daqui a pouco vão chamar do ET Bilú pra dar conhecimento ao povo.
Aja paciência pra tanta bobagem.....

A pergunta que fiz é educação pra que e para quem?
A educação escolar obrigatória, em sua maioria não satisfaz sonhos de ninguém. Acreditar em sonhos mesquinhos não faz ninguém virar doutor ou dono de fabrica, loja ou padaria. A educação de CASA que não é obrigatória mas faz falta todos os dias nas ruas, salas, no comercio, na vida social. A educação não formal alimenta de forma rarefeita sonhos e promessas de novos horizontes de conhecimento. A liberdade entre o lúdico e o cientifico pode ser traçada de forma a provocar novos sonhos.

Nem todos serão Pelé e nem todas serão Giselle Bündchen.

Na outra ponta desta conversa é pra quem vai a educação, já que as maiorias estão longe das suas aspirações sem grande conhecimento, então pra quem é este ensino que não ensina, não valoriza, não congrega, não socializa, não produz cidadania?

Ora é pra ajudar votar nos Tiriricas da vida, oras!

Os que podem pagar pela educação não frisão que com educação serão alguém na vida, mas que já são alguém por estarem buscando o aperfeiçoamento da educação...

Legal isso?

Como isso muda na auto-estima e na valorização do ensino. O professor deixa de ser um papagaio mas um argumentador de idéias e projetos aos futuros cientistas que votarão com maior consciência política, não por gostarem de política, mas pelos seus interesses próprios

Quanta diferença Fernandinho!

A educação e a escola que temos são imensos propulsores das políticas e idéias sociais que queremos dos cidadãos brasileiros.. mas será que queremos ?
Ou será que queremos mas a lei do consumo rápido impedi ou dificulta uma maior discussão da aprendizagem do país dos analfabetos funcionais, dos analfabetos digitais e os loucos por tecnologia que poucos sabem usar ....
Daí, pergunto pra que educação? Pra que escola?
Porque os pais não letram seus filhos em casa, e depois o governo vem e obriga que todos façam uma prova para atestar os alfabetizados.
Educação sim, mas uma educação que todos sejam responsáveis e exemplo todos os dias, e não somente dentro dos limites das suas residências.

4 comentários:

Geolocus disse...

Oi Ester,
De acordo com o filósofo John Locke, uma das tarefas da educação é preparar o aluno para usar corretamente o seu entendimento. O conhecimento surge da reflexão sobre as impressões dos sentidos. O objetivo da educação, portanto, deve ser ensinar ao aluno os vários métodos por meio dos quais o conhecimento pode ser obtido, fazer com que o aluno raciocine a partir daquilo que já conhece.Portanto temos que desenvolver no indivíduo a capacidade de liberar seu pensamento da ideologia dominante.

Zerfas disse...

Ola Geolocus!
concordo com isso tudo, mas ainda acho que o modelo escolar que temos hj ainda expulsa mais que atrai os educandos ao ambiente escola. Se a escola que tivessemos realmente coloca-se o conhecimento e saberes em primeiro plano, os seus estimulos atraves de ferramentas proprias (já existentes de facil acesso) e mais o professor como MEDIADOR do conhecimento acredito que sim dai conseguiriamos de fato romper barreiras, mas não só a ideologica mas de permitir nova ideias novos sonhos.
Se o ensino escolar não traz prazer algum aos dois principais atores do ambiente escolar, não se tem escola mas sim apenas um predio onde pessoas tentam conviver em sociedade por obrigatoriedade.Desculpa se isso é duro mas no momento é o q penso, realmente gostaria de acreditar num modelo de escola que todos são diferentes e estas diferenças são aceitas e reconhecidas.
Mas precisamos acreditar numa educação melhor sempre e que os professores e alunos sejam aprendizes de suas lições.

Poesia e o tempo que vivemos disse...

Zerfas, querida,

Tudo passa pelas referências sociais. Explico: viver em sociedade.
O grande problema nisso tudo que você disse acima é que a família, como conhecíamos, deixou de existir em grande parte.
Muito tempo atrás, o pai via de regra trabalhava para sustentar o lar. A mãe educava, policiava, era o esteio do lar, transmitindo valores sociais (como se portar diante dos outros, como interagir). Apesar de rebeldes, os filhos entendiam e respeitavam essa hierarquia.
Hoje em dia, pai e mãe saem para trabalhar, devido a grandes mudanças no mercado de trabalho. Isso gerou um impacto daninho na família, pois pais e filhos só se encontram à noite, geralmente, e se olham como entidades diferentes, o diálogo é complicado e dissonante.
Outros complicadores são: o volume de informação, que é imensamente maior do que era, e chegando através de múltiplas fontes. Os jovens ficam comumente sem referencial, quando essas informações são opostas às regras colocadas pelos pais. Em quem acreditar ?
Mais um: muitos homens e mulheres, colhidos pelas mudanças drásticas na estrutura da sociedade, demonstram despreparo para a vida, apresentando baixa auto-estima, o que os leva a buscar a companhia de filhos para os quais eles não se prepararam para ser "os pais". São muitas vezes incapazes de passar valores morais, sociais, formar cidadãos. Esses filhos gerarão outros filhos problemáticos, e assim vai...
A educação continuará a ser deficiente enquanto tivermos pessoas mal preparadas tanto como professores, cidadãos, e alunos, idem.

Valeu, abraço !

Zerfas disse...

Olá Jeremy!
A educação realmente passa pela familia; ela deve ser a mola mestra desta propulsão. Mas se a sociedade hj não vive mais a familia, a quem cabe a educação?
Serão muitos despreparados para viver a troca de saber e laços sociais?
Acredito sim que a sociedade que temos hj adora comer enlatados e se alienar assintindo BBB.
Será q todos nos estamos despreparados para esta nova educação que exigimos do outro?
E nós? Que exemplo somos para nossa sociedade?
Quando digo que o Letramento tem q ser feito em casa ou deveria ser feito é apenas uma forma de questionar o papel da escola e do ensino em nossa sociedade, que mistura educação com conhecimento. Será que as duas coisas são iquais?
Ninguem esta preparado, ninguem nasce já pre destinado a ser algo, esta construção de sociedade acabada em padrões tambem se perdeu. Muitos professores saem bem preparados de seus cursos,mas isso não garante q ele quando chegar na escola pra lecionar encontrara os recursos minimos, onde os alunos não estão em nada interessados, com pais q estão menos interessados ainda, que ensino educativo é esse?
zero.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...