terça-feira, 31 de agosto de 2010

A corrida eleitoral 2010! post 5 - Presidente

Continuando com a serie de post sobre as funções dos candidatos chegamos aos mais concorrido dos cargos, talvez não seja o mais concorrido, contudo o mais desejado, lembrado, reconhecido, falado...
o cargo de Presidente.

Ser presidente num pais continental não é moleza. Dar conta de atender a demanda de mais de 5mil municipios e 26 estados... não é tarefa facil.
Talvez pensem que essa historia que  presidente atual voa muito para fora do Brasil algo inutil, porem as relações internacionais semprem favorecem as relações economicas para as vias de exportação e importação, permite que o chefe de estado aprenda e conheça outras formas de governo e como este lidam com este tipo de visita. Por mais estranho que isso pareça vejo isso com olhos de quem quer ver a Bandeira do Brasil sendo reconhecida em todos os cantos do planeta e não como uso excessivo do dinheiro publico. (porem acho que a compra do avião sim!)

O que faz cada um?

Presidente é a autoridade máxima do Poder executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de Chefe de estado e o Chefe de governo. No Brasil, para que um cidadão possa concorrer ao cargo de Presidente deve ser brasileiro nato, ter no i35 anos, ter o pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, ter domicilio eleitoral no Brasil e estar filiado a algum partido político. Também não pode ter substituído o atual Presidente nos seis meses anteriores ao pleito. Assim o presidente tem duas funções, enquanto chefe de Estado tem o poder de declarar guerra, sancionar e publicar leis e decretar a intervenção nos Estados, por exemplo; já como chefe de governo emite decretos e regulamentos para a execução de leis federais, nomeia e demite pessoas em cargos-chave, como os comandantes das Forças Armadas, ministros e o presidente do Banco Central.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...