quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chove chuva, chove sem parar!

Isso soa como parte de uma letra musical, mas aqui o contexto é outro.

Já faz mais de 24 horas que não para de chover na cidade maravilhosa. O Rio e a região metropolitana tomaram conta de todos os noticiários de plantão, a notícia foi uma enchente tão grande em vários pontos da cidade, fora os deslizamentos de terra em morros da cidade.
Hoje a cidade quase parou. Ontem depois das 22hrs realmente a cidade parou, nada andava para lugar algum, as ruas viraram rios, a Lagoa invadiu o asfalto, parte dos morros vieram a baixo, carros boiaram pelas avenidas e só se via água e mais água subindo e encobrindo o chão e engolindo tudo que havia.
Os trens não conseguiram mais circular, nem os ônibus, nem o metrô, nem os carros pequenos de passeio.
A cidade entrou num caos.
Hoje o prefeito pediu que ninguém saísse de casa, que evitassem ao máximo saírem por qualquer motivo que fosse, mas nem todos puderam atender este pedido. As escolas fecharam, as universidades públicas também, os órgãos públicos também fecharam.
Ainda foi decretado luto oficial por três dias na cidade pela morte de pessoas por desabamento de encostas.
Hoje era realmente impossível reconhecer a cidade, nunca se viu tanta chuva assim.
A ultima grande chuva que me lembro foi de 1996, e vi a minha rua viram um lago, a água chegou no primeiro degrau do meu prédio, porém na rua a água encobriu mais de 1metro do portão de saída, não tinha como sair daqui...
Desta vez a rua encheu mas não deste jeito, porém a 24 de maio virou um rio, que se unia com o que vinha da rua Cônego Tobias, não dava para passar, subi a rua com dificuldade, chovia tanto que a água escorria pelo cabo do guarda chuva, o tecido não suportava tanta água, isto ontem as 18hrs quando a chuva começou a ficar mais forte.
Chovia muito. Ontem choveu o dia inteiro, porem até as 17hrs a chuva era intermitente, ia e vinha, com momentos de sol e muito calor, a partir das 17hrs não parou mais de chover, uma chova forte constante, com pingos grandes, gelada, encobrindo toda a cidade. Acredito porém que tenha tido lugares que tenha caído um volume maior de chuva que em outros, contudo não deixou de chover desde ontem.
O carioca está triste.
As chuvas de março que fecham o verão, vieram em abril para realmente fechar o verão prolongado do carioca, um dos verões mais quentes dos últimos 20 anos, para agora o carioca começar ter dias com cara de outono.
Obs.: ainda esta chovendo!

Um comentário:

[Carioca] disse...

Oláaaa adorei seu blogger!!! Sou nova nesse mundo e estou quebrando a cabeça para ajustar o meu blogger, tentei ser sua seguidora, não sei se consegui...rs
Beijosss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...