terça-feira, 3 de março de 2009

Rio de Janeiro 444 anos

Praticamente a um mês sem escrever nada, mas não por falta de assunto mas devido a falta de dedicação a grafia .... q coisa feia da minha parte!
Domingo a minha cidade fez aniversário do jeito que mais gosta ao ritmo de carnaval e muito calor, na verdade um calor insuportável. Sei que a maioria dos cariocas adora o verão e esse calor de rachar a cuca, mas eu que não sou mulata sofro um bocado com esse calor de todas as formas, então faço tudo pra sair só quando sol está baixo no horizonte.
Talvez este ano seja um ano numerológico para a minha cidade 4 4 4 anos, mas como saber?
Sei que neste carnaval não viajei como tanto sonhei, passei mas tempo em casa que na folia, fui arrastada pelo bloco que esta na rua que eu e o Naldus estamos na cidade e ainda fomos surpreendidos num outro dia por uma pedra que atravessou a janela do ônibus em que estávamos, por conta de foliões brigões, pra completar a noite deste primeiro sábado de carnaval – sem folia – passamos por ela – fomos surpreendidos pela falta de respeito no transito e ainda com a falta de valor a vida. Imagina vc esta atravessando a rua, o individuo esta no carro vendo o sinal vermelho pra ele e ele continua seguindo com o carro, quase atropela vc e ainda para o carro no meio da faixa de segurança e saca uma arma e diz: ACABOU SEU CARNAVAL!!! O que vc faz?
Bem eu não fiz nada mas enchi o peito de raiva com vontade imensa de brigar com o cara, mas não o fiz, não fui a delegacia e nem anotei a placa do carro. Isso acontece todos os dias aqui nesta cidade não é só no carnaval!
A minha cidade é chamada de Maravilhosa, por conta de suas belezas naturais, singulares, que reúne o verde do mar com o da mata atlântica, junta o urbano com a floresta, isso a faz única .. São suas montanhas e praias, porém já teve um dia que isso se estendia aos seus cidadãos...
Acho que o carioca perdeu a sua identidade, pensa que mora em condomínio e ta tudo legal, que a rua é onde larga seu esgoto e pode fazer tudo o que não deve. Carambá o número de MIJÕES não para de crescer nas calçadas, olha que não são mendigos que sujam e catingam as ruas, são na maioria HOMENS de todas as classes sociais e idades. Agora, o que cidade têm a comemora com esse fedor no nariz no ultimo domingo de carnaval ?
SÓ VERGONHA!
É gente é assim q to vendo a minha cidade um parque de lixo de todas as espécies, onde o cidadão é o criador do lixão à céu aberto, depois reclama com as autoridades que não tem banheiro público, reclama que não tem segurança, reclama que falta policial, reclama que inseguro, reclama das leis, reclama da falta delas, reclama quando são cumpridas e ainda reclamam que o outro não cumpri.
É o show do lixo da reclamação, da ausência do que fazer, da corrupção, da indigência e da amoral. Somos cúmplices disso, e não adianta vir aqui dar de Seu Albano, dizendo que aqui não tem favela e não tem lixo e ou coisa parecida .... POIS TEM SIM e MUITO.
Agora vamos comemorar os 444 anos do Rio pensando que para sermos cidadãos da cidade têm que partir de nós sermos honestos, fidedignos com as nossas leis, aceitar nossas obrigações e direitos diante da cidade.
Se vamos conseguir? Se vc faz a sua parte isso já é o começo!
Nesta segunda começa pra valer todas as atividades nesta cidade, só a partir de agora que ela começa tomar seu ritmo de trabalho sem folia...
Parabéns a cidade pelos seus 444 anos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...