segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

2009 Inove!

Bem é verdade que ando um pouco sem idéias polêmicas em mente, mas também não tem acontecido algo para ser reavaliado.
Sim deveria estar agora articulando os textos que ainda não li com os outros tantos que li sem fazer sentido, na redação da minha monografia de conclusão.
Falar de algo específico- muito específico nem sempre é tarefa fácil ou prazeirosa, escrever então como se faz?
Gosto de ler a respeito de um setor industrial que se sustenta a base do valor "feminino", não que os homens e crianças não movimentem este setor industrial, mas com certeza a maiorias(isso quer dizer mais 65%) das fabricas deste setor produtivo tem como consumidor final mulheres. Vocês já consiguiram descobrir que setor é esse?

As mulheres compram muitos pares ao longo do ano, de varias alturas, baixos , altos médios, fechados e abertos, como padrões diferentes para cada tipo de ocasião. Tem para todos os gostos, mas não para todos os tipos de bolso....

Sim, o setor Calçadista é o meu objeto de estudo, não porque é o maior objeto de "poder feminino", mas porque é um dos produtos maior volume exportado pelo país e porque também é um tipo de empresa que necessita de um grande número de mão de obra e faz a cidade onde sonho morar uma cidade.

A industria calçadista no Brasil movimenta milhões de dolares, exportando principalmente para o EUA e Europa. Já são 40 anos que este setor exporta produtos acabados de alta qualidade para grandes magazines e lojas coordenadas - como da Melissa (Jelly - Grandene), gerando emprego e renda em varios estados do país. É claro que nem todos as empresas exportam e nem todas as empresa se mantem no mercado com seu nome próprio, mas sim com o nome de inumeras sapatarias. Assim como também são varias as fabricas que mantem uma mão de obra tercerizada e diversificada.

Vc deve esta se perguntando o que isso tem haver contigo....
Enquanto o setor produz e exporta, gerando renda e emprego em limites nacionais muito bom, porém se por algum motivo produzir na India torna-se mais barato e o maior comprador de calçados esta numa recessão, é hora de mandar gente embora e minimizar custos e produção, quando mercado voltar a se reestabelecer voltam parte dos postos de trabalho e novamente reaquece a economia ao entorno da fabrica ....
Isso mexe com o valor final do calçado, mexe com a qualidade do calçado utilizado aqui, mexe como a qualidade economica mesoregional do país e por fim mexe com quem compra e quem vende, mexe com as relações economicas sociais.

2009 é o ano da inovação
que as crises serão fumaça
que as lagrimas serão de alegria
que a luta se dará só para vencer.
que a coragem se transmutará em mudança
que a esperança seje o desejo realizado em cada dia
que a sabedoria seje nosso termometrô
Que a maior invenção seje amar de varias e varias e varias formas sem depender de manual, com prazer de ser amado também.
Que 2009 seje o ano da realização pela inovação do sonho, do prazer, do olhar, da fé ....

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...