quarta-feira, 9 de abril de 2008

Monografia

Prefácio:
Antes de tudo agradeço a Deus por tudo que me proporcionou até aqui.
Aos meus avós por terem me mostrado como podemos envelhecer continuando jovens.
Ao meu pai que se aqui estivesse estaria orgulhoso e ao mesmo tempo aborrecido por demorado tanto tempo nesta excursão.
A minha mãe que neste ultimos anos tem necessitado muito mais de mim que eu dela e por ela me ouvir mesmo sem não entender quase nada do que digo cientificamente.
Aos anos de faculdade que foram longos mas que foram muito muito bons, pois me proporcionou experimentar outras ciências que não só a Geográfica, mas como a Artes e Física.
Aos meus amigos da Casa da Ciência onde aprendi amadurecer ideias e sonhos, construir e desconstruir conhecimentos, a entender a etica cientifica,`a não manutenção da ordem planetaria e o poder de unir arte e ciência num estaculo - exposição - workshop num único salão da UFRJ.
A turma da Divisão de Assitencia ao Estudante -DAE, que me proporcionou me manter este tempo todo estudando nesta casa.
Aos meus amigos de todos os tempo, mesmo os que acharam que estudava não tinha futuro e os que me apoiaram mesmo sem ter a menor ideia do que estava fazendo.
Ao tempo que se faz agora não é o mesmo que se fez ontem e muito menos o que faz o amanham.
Agora
Hoje é o tempo da construção e observação de tudo que se vive.

A indústria do calçado é o mote para contar a história ou descontruir a geografia do Vale do Paranhana - e apresentar as vistas do municipio de Três Coroas, onde um dia deslumbrei que se todo aquele sistema entrasse em decadencia o que restava era um visual altamente turistico , pautado para um turismo ecologico e agricola.
Bem, mais de cem anos de historia industrial faz da região ser pra uns um Cluster para outros um Arranjo produtivo. Mas o que move esta região são os seus colonizadores de origem alemã que trouxeram de suas viagens as primeiras máquinas e construiram as primeiras fabriquetas. Não importa se começou em Novo Hamburgo ou no antigo Municipio de Mundo Novo - hoje Taquara. Os 62 municipios atuais que compreendem o chamado Vales do Sinos ou Vale do Calçado, foram formados por um processo de emancipação economica do processo de multiplicação fábricas nesta região.
Hoje, exitem municipios com menos de 6 mil habitante, no qual tem sua principal fonte de renda uma unica fabrica filial de uma grande indústria de calçados. Se esta fabrica falir, o que sera deste municipio? Quem são seus trabalhadores? Há um centro urbano para esta população? O que será desta região? Quais podem ser suas vias de reorganização economica?
Estas são alguams perguntas que pretendo responder ao longo do meu trabalho.
Aos geografos o Onde
aos economista as perperctiva de uma outra solução.
Aos colonos que mantenham a tradição do fogão a lenha e do pinhão pois talvez seje o futuro da região .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...