sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Henrique von Zuccalmaglio

"Um homem e uma história"
Um dia um menino roubou uma fruta na cozinha de sua casa, por conta disso foi mandado  para um internato pra bem longe desta...
O tempo fez que esse menino se fizeste homem e corresse quase todos os continentes. Falasse cinco línguas, percorreu a America do Norte e depois veio ao Brasil .. a terra prometida pra muitos estrangeiros e pra fazer novas riquezas...( isto por volta de 1890..)
No Rio Grande do Sul, na cidade de Rio Grande, foi gerente do Banco Francês. Homem influente e provavelmente muito altivo como o povo de sua terra a Alemanha....
Nesta terra brasileira conheceu a senhora Margarida com teve uma bela família, teve três moças e um primogênito gêmeo com uma dessa moças.
Assim é o início da família Von Zuccalmaglio no Brasil.
Bem, o tempo que viveu em Pelotas não foi muito longo.. e logo resolveu levar a família pra Taquara onde teve uma olaria com um sócio que não foi honesto com ele e roubou quase tudo o que tinha.
Neste tempo ... a sua filha mais velha viria de volta ao Brasil após alguns anos estudando na Alemanha e um grave acidente se abateu sobre esta filha, foi "atropelada" pelo trem na estação já na sua volta em direção ao embarque de um navio ao Brasil...
A vida nestes tempos de 1928 não eram fáceis pra esta família...
Em 1940 com a 2ª guerra Mundial novo caus se abateu ...
O velho Henrique foi preso por ser alemão em terras brasilís.
Não bastava ter filhos brasileiros tinha que ser nato. Em tempos que o Brasil não se definia que lado devia lutar, era hora de tomar de quem eles achavam que eram contra o estado ou a favor daquilo que eles mesmo não tinham noção. O pouco que o Henrique ainda tinha foi lhe tomado .. a dignidade como homem como cidadão do mundo.
Após longos 3 anos  preso na cidade de Taquara foi solto , mas seus bens nunca foram devolvidos aos seus herdeiros.
Aos Seus filhos
 Valeria, Paula Bertha, Gertrudes e Oscar
A lembrança de um homem que deixou saudades e que sempre falou que sem educação e perseverança ninguém vai a lugar algum.
Sonhar é mais que preciso, é necessário pra conhecer seus próprios objetivos e traças metas e se fazer vencedor.
Ao meu bisavó que nunca vi nem em foto,
mas que me orgulho de sempre lembrar
A minha avó mãe de minha mãe que tinha orgulho deste pai, que teve que dar cada um deste filho educados por pessoas diferentes por vários problemas, fez que todos o lembrassem dele com uma certa ternura ao mesmo tempo temor.
Henrique, que sua lição de vida continue sendo lembrada até a sua ultima geração.

Um comentário:

Zerfas disse...

Se alguem tiver alguma informação a mais sobre este homem. Por favor divulgue aqui. Sera otimo poder saber mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...