sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Temporal


Ufa!!

Enfim consegui dar as caras por aqui!

Este periodo fui muito corrido pra mim e com pouco tempo para ficar aqui ao meu deleite social.

É bem verdade que estou cheia de novas histórias pra contar. Mas infelizmente hoje não vou poder contar nem a metade do que gostaria de escrever pra vocês.

Contudo, posso afirmar que o temporal que caiu na quarta feira desta semana mudou o cenario da cidade maravilhosa...

O Rio de Janeiro tem o seu sitio urbano de implantando no meio de um pantano. Isso quer dizer que todo o terreno que se faz nas cercanias do Centro a Zona Oeste são areas de aterro. Construção encima de aterro .. requer muito mais cuidado com o processo de escoamento de águas tanto das chuvas quantos dos rios. Como também sabemos que toda a area da praça da Bandeira era um imenso mangue.

Opa! isso é novidade !

Claro que não!

Toda a extensão da cidade que pega a Francisco Bicalho e a Praça da Bandeira .. até aquela area que é proxima a Rodoviaria (que é um lixo, diga-se de passagem) era um imenso Mangue, que foi aterrado, sem muito cuidado, sem elevação do terreno suficiente para fazer um bom escoamento das aguas fluviais. Pobre rio Maracanã! Pobre canal do Mangue!!

A cidade era cerdada de de pequenos lagos; que também foram aterrados.

Hoje se sofremos com tanta enchente e queda de barreiras e quedas de partes do morros da cidade deem graças a uma única coisa: a falta de ordenamento do desenvolvimento da cidade !

O Rio de Janeiro cresceu nos ultimos 40 anos de uma forma desordenada e sem um projeto de de urbanização que acompanahasse o ritmo de desenvolvimento urbano.

Apesar do projeto da Barra da Tijuca .. ser muito bonito de cima pra baixo, ele não teve o acompanhamento da infraestrutura basica de uma cidade contemporanea. O que quero dizer com isso é que depois que se contruiu as ruas e asfaltou , e vieram os empreendimentos imobiliarios avidos por uma novissima Zona Sul da cidade, esqueceram de colocar sanenemto basico, instalação de rede de esgoto e água, rede eletrica e todo o suporte de saúde e educação (hospitais publicos e escolas publicas) e mais a area de dos trasiuntes pudesse se locomover de um canto ao outro sem depender de CARRO.

Vejo hoje a Barra como a mais nova zona Central da cidade, pois todos os grandes redes de prestação de serviços e de concentração de renda se encontra nesta nova area da cidade. Também hoje há um esvaziamento de toda area do centro da cidade .... onde tudo começou... aparecendo com uma nova caracarteristica: o surgimento de uma nova area de educação - são inumeras as faculdades particulares que alugaram os predios esvaziados das grandes empresas Barristas, e mexendo com todo o sistema de locomoção da população em direção aos novos posto de trabalho na zona oeste.

Porem, ainda é no Centro que guarda o maior mercado popular da cidade o SAARA!

Bem, o Temporal fez vitimas e eu quase fiquei a pé.

A cidade parou. A Zona sul parou e a praça da Bandeira como sempre ficou imundada.

O maior tunel da cidade ainda esta fechado. O caos urbano ainda sera sentido pelos proximos 5 dias.

E eu ainda contarei as historias desta brilhante 4ª feira em que a cidade novamente parou por causa da chuva.

Fico por aqui nesta 6 feira mal iluminada e ainda chuvosa, mas fleiz de poder estar dividindo este conhcimento com vcs!

Abraços

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...